Vitor Guerreiro reafirmou a liderança na defesa do projeto para a construção de reserva estratégica de água em São Brás de Alportel perante a ministra do Ambiente.
Vitor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, reafirmou hoje a sua total determinação e empenho em garantir que a construção de uma reserva estratégica de água na Ribeira do Alportel seja uma realidade concreta para o concelho, na reunião presidida pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, sobre o tema «Água que Une», que ocorreu em Faro, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.
Na ocasião, foi efetuado um balanço da situação hídrica da região e apresentadas as medidas para enfrentar os desafios das alterações climáticas, sendo que a ministra do Ambiente voltou a sublinhar que a criação de uma reserva de água em São Brás de Alportel é um passo essencial para garantir a segurança e resiliência hídrica do Algarve.
Este é um compromisso que Maria da Graça Carvalho havia assumido em fevereiro, na reunião em Lisboa, com os autarcas do município, presidente da Câmara Municipal Vitor Guerreiro e vice-presidente Marlene Guerreiro, e que hoje volta a reiterar.
«O município de São Brás de Alportel tem vindo, ao longo de décadas, a lutar pela criação de uma reserva de água na Ribeira do Alportel, um projeto que se revela cada vez mais urgente face ao cenário climático atual, onde a água escasseia por longos períodos, e os incêndios são uma ameaça constante», aponta a autarquia.
Ainda de acordo com o município, «o território são-brasense, com a sua localização estratégica em plena Serra do Caldeirão e a montante dos grandes centros consumidores de água da região, reúne condições únicas para acolher uma infraestrutura desta natureza».
«Não desistimos, nem desistiremos. Esta é uma luta de décadas que tem um só objetivo: garantir água para a Serra de São Brás de Alportel e territórios vizinhos, proteger o nosso território e desenvolver as potencialidades económicas e ambientais da nossa serra», afirmou Vitor Guerreiro, que assumiu uma vez mais o papel de agente principal na gestão hídrica do concelho, liderando os esforços locais e regionais para a concretização deste projeto fundamental.
«A criação desta reserva de água permitirá não apenas aumentar a capacidade de armazenamento e gestão sustentável dos recursos hídricos, como também impulsionar a preservação da Serra do Caldeirão — integrada na Rede Natura 2000 e classificada como Reserva Ecológica Nacional — e dinamizar as aldeias rurais, combatendo o despovoamento e promovendo o desenvolvimento económico, agrícola, florestal e turístico da região», acrescenta ainda a autarquia.
A Câmara Municipal de São Brás de Alportel «mantém a sua total disponibilidade para continuar a colaborar com o Ministério do Ambiente e todas as entidades competentes, explorando todas as oportunidades que permitam garantir a segurança hídrica da região e o bem-estar das gerações futuras», informa.
