Um concerto da Orquestra do Algarve vai marcar a abertura do Ano Académico na UAlg, num programa que reúne um dos mais aclamados solistas nacionais.
A Universidade do Algarve (UAlg) prepara-se para assinalar a abertura do Ano Académico 2025/26 com um concerto da Orquestra do Algarve, marcado para o dia 20 de setembro, às 19h00, no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, Campus de Gambelas.
Intitulado «A Homenagem ao Acordeão», o concerto tem entrada livre, sujeita à lotação da sala.
O programa reúne um dos mais aclamados solistas nacionais e o regresso de um maestro que deixou saudades, num equilíbrio entre tradição e inovação.
O acordeonista João Barradas, reconhecido internacionalmente pela sua versatilidade, interpreta o Concerto n.º 23 de Mozart. A Sinfonia n.º 39 encerra a noite com intensidade e brilho clássico.
Há ainda espaço para a estreia mundial de «O Diamante de Milene», do compositor João Nascimento, inspirada na obra literária de Lídia Jorge.
Antes do concerto, o público é convidado a participar em «Antes do Toque», um momento de mediação com o barítono Rui Baeta, às 18h30, junto à entrada do auditório.
Num ambiente descontraído, partilham-se impressões e histórias que despertam o olhar e o ouvido para o concerto que se segue, num claro convite a ouvir de outra forma.
Foto: Alfredo Matos.