Rita Tavares anunciou a sua recandidatura à presidência da direção-geral da AAUAlg, assente nos mesmos valores que a guiaram no último ano: Estabilidade, Transparência, União, Competência e Evolução.
A atual presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), Rita Tavares, apresentou na sexta-feira, dia 4 de outubro, a sua recandidatura para a direção-geral do coletivo de estudantes através das suas redes sociais.
«A AAUAlg é, para mim, muito mais do que uma instituição. É uma casa, uma causa e uma paixão imensa que cresce cada momento que dedico a servir os estudantes. Ser dirigente é, sem dúvida, a maior prova de altruísmo que podemos enfrentar, e é com esse espírito que tive a honra de liderar esta ilustre casa no último ano», começou por anunciar.
«É também com este compromisso que vos anúncio, no momento certo, a minha recandidatura à presidência da direção-geral da AAUAlg. A Académica é o coração da nossa comunidade, um símbolo de união e de luta pelos direitos dos estudantes. Representar-vos tem sido uma experiência que me enche de orgulho, e sinto que ainda há muito mais que podemos fazer», disse Rita Tavares.
Para a jovem, «ser parte da Académica é mais do que um cargo, é uma forma de estar, um compromisso que abraçamos com garra e dedicação. O último ano foi desafiante, o poder muda as pessoas, e naturalmente ser dirigente abre-nos muitas portas, mas para servir mais de 10.000 estudantes, essa nunca deverá ser a intenção. Há um ano entrei com um objetivo claro, com humildade aproximar a estrutura de todos os estudantes, pois quem se propõe a representá-los, nunca poderá sentir que faz parte de uma elite no meio dos mesmos».
«Estar à frente de uma Académica requer ter cabeça fria na tomada de decisões, requer ser ponderado, saber discutir e ouvir. Em momento algum, podemos tomar uma decisão que não seja racional, sem pensar nas suas consequências. Por muito que seja necessário olhar para as pessoas do passado e aprender com elas, a responsabilidade de construir um futuro cabe às pessoas do presente», apontou Rita Tavares.
Segundo a estudante, «este foi um ano de grandes aprendizagens, para cumprir os nossos objetivos, não é necessário apenas força de vontade, é necessária competência e que as forças remem todas para o mesmo lado. Em tempos de mudança, é preciso que exista uma equipa unida com os mesmos valores, com confiança uns nos outros e sobretudo humildade nas suas atitudes. Ainda assim, com trabalho e resiliência, conseguimos avançar em áreas fundamentais. Mas sei que juntos podemos fazer ainda mais, e é com esta paixão renovada que quero continuar a contribuir para o futuro da nossa casa».
Nesse sentido, a recandidatura da jovem assenta nos mesmos valores que a guiaram até ao momento: Estabilidade, Transparência, União, Competência e Evolução.
«Esta Académica de Valores é o reflexo daquilo que acredito ser o caminho certo: uma Académica que defende, representa e cuida de cada um de nós. A passagem pela associação para a maioria de nós é breve, e isso é o mais bonito, pois só devemos cá continuar enquanto acharmos que temos algo novo a dar», referiu nas redes sociais.
De acordo com Rita Tavares, «a paixão que sinto por esta casa é o que me motiva a continuar a trabalhar todos os dias para o bem da nossa comunidade. Com uma equipa renovada, sem os maus vícios do passado, podemos continuar a construir uma Académica que nos orgulhe a todos, não apenas pela sua história, mas também pelo seu compromisso com o futuro e pelos valores que nos guiam».