Rita Tavares formalizou ontem a candidatura a presidente da direção geral da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg).
Em nota enviada às redações, Rita Tavares começa por recordar que «em 1979, nascia aquela que hoje se intitula de academia do sul, a Universidade do Algarve. Por ela já passaram imensos jovens com sonhos e ambições, que depressa sentiram que esta era a sua primeira segunda casa, um sentimento que chegou até mim no momento da minha primeira matrícula, há precisamente três anos atrás e que tem tido um papel preponderante na minha vida».
«Nela aprendi que o Ensino Superior é muito mais que a sua componente pedagógica, percebi que poderia de facto contribuir de forma ativa e positiva na vida de tantos. Entre os vários espaços de discussão e participação que existem na nossa academia, encontrei na Associação Académica aquilo que sempre procurei».
«Foi através das responsabilidades que me foram concedidas em 2023, no momento que aceitei integrar a Direção Geral enquanto tesoureira que entendi que o trabalho realizado no âmbito da política educativa, da ação social, do desporto, na inovação e acima de tudo, na proximidade aos estudantes e a de uma região que tanto precisa de produzir mais, que faz com que esta permaneça como a maior estrutura associativa do sul, que o seu papel é preponderante e indispensável no bem da nossa academia, no caminho da prosperidade de um país e em última instância, na vitalidade da nossa democracia».
Para a candidata, foi «um ano de crescimento e aprendizagem, ao qual não podia deixar de agradecer a todas as pessoas que conheci e confiaram no meu trabalho. É neste sentido que o trabalho tem de continuar a ser feito, para que cada vez mais todos os estudantes Sejam Académica, e vivam a academia. Desta forma e por considerar que posso continuar a servir a Académica do Algarve, é com um enorme orgulho e sentido de responsabilidade e compromisso, que formalizo a minha candidatura à presidência da direção geral da Associação Académica da Universidade do Algarve, para o mandato de 2024. Ao meu lado caminhará uma equipa experiente, responsável e com a humildade de continuar a aprender. Disponível para ouvir opiniões e visões diferentes, necessidades e desafios mas, principalmente, onde encontro uma vontade incansável de fazer ainda mais por cada um dos estudantes que nos propomos a representar. Por uma académica mais próxima e ligada a todos os estudantes e à região», conclui.