O Partido Social Democrata (PSD) Loulé lamenta que Joaquim Guerreiro, fundador do MED, tenha sido «totalmente esquecido» pela autarquia nas comemorações dos 20 anos do festival.
Em nota enviada às redações, os social-democratas louletanos lamentam que «na edição histórica dos 20 anos do Festival MED, um festival que celebra a diversidade cultural do Mediterrâneo, como pode ter sido esquecido e deixado de parte o nome do seu fundador Joaquim Guerreiro? Esta é a questão que todos gostaríamos de ver respondida e justificada. Um homem que não só foi fundador do Festival MED, mas que foi preponderante em eventos como a Noite Branca, a Gala do Desporto do Concelho de Loulé, e que foi responsável pela requalificação do Cineteatro Louletano, entre tantas outras iniciativas».
O partido da oposição recorda a memória de «um homem que viveu para a cultura e para colocar o nome de Loulé no mais alto patamar a nível cultural e na organização de eventos. E se atualmente todos nós o damos como garantido, foi pelo trabalho árduo e pela visão do Joaquim Guerreiro e das suas equipas que com ele tiveram o privilégio de trabalhar».
Dessa forma, o PSD Loulé «não entende como não se pode homenagear alguém assim. Como é possível que num documento com 100 páginas elaborado para comemorar a 20.ª edição do Festival MED, não existam referências a Joaquim Guerreiro, sem ser por pessoas ligadas à cultura fora do concelho. A falta de reconhecimento ao seu contributo é uma oportunidade perdida de honrar a memória de um louletano quem tanto fez pela cultura e identidade do nosso concelho. É sabido que os santos da casa não fazem milagres, mas não podemos admitir e tolerar que se esqueça alguém como Joaquim Guerreiro e que se tente apagar o seu nome da história, por mera cegueira ideológica ou partidária».
«Quem conhece o percurso de Joaquim Guerreiro sabe que as suas cores foram sempre as cores louletanas. Desta forma, o PSD Loulé aguarda por um esclarecimento da parte do executivo camarário sobre o porquê deste esquecimento e deixa ainda a proposta para que na edição de 2025 do Festival MED, um dos palcos seja batizado com o seu nome, para que seja finalmente feita uma justa e merecida homenagem. Infelizmente já não espantam as atitudes que o executivo camarário, liderado pelo Partido Socialista (PS) e por Vítor Aleixo, tem tomado ao longo dos seus mandatos. E este é mais um caso de um partidarismo cego e desmedido, que o PSD Loulé não pode, nem vai deixar passar em branco, quando é sobre alguém que tanto deu pela sua terra, com um legado que fala por si», conclui a nota.