Adérito Silva, presidente do Partido Socialista (PS) Faro deixa um louvor público ao mandato de João Fernandes, enquanto presidente do Turismo do Algarve.
O barlavento publica o texto na íntegra:
Havendo dúvidas quanto à aplicação da lei orgânica das Entidades Regionais de Turismo, no que respeita à limitação de mandatos na Região de Turismo do Algarve (RTA), o Engenheiro João Fernandes, após ter exercido um mandato como vice-presidente, sucedido de um outro como presidente, tomou a iniciativa de não concorrer a novo mandato, num gesto de transparência, grande humildade e honradez.
O Engenheiro João Fernandes, além de presidente da RTA, foi igualmente eleito para a presidência da Associação de Turismo do Algarve (ATA) e como vice-presidente da Confederação do Turismo de Portugal.
O seu mandato atravessou um período impar, que começou com o grande incêndios no verão em Monchique, a entrada em vigor do Brexit, à falência de importantes companhias aéreas para o Algarve (ex: Monarch, Air Berlin ou Niki) que representava 10 por cento dos passageiros para o Algarve, a falência do maior e mais antigo operador turístico do mundo, a Thomas Cook, greves paralisantes em períodos e sectores estratégicos (ex: motoristas de matérias perigosas ou SEF). A pandemia de COVID-19, depois a guerra na Europa (Ucrânia), por último, uma inflação galopante.
Apesar destas contrariedades, João Fernandes e a sua equipa souberam como ninguém definir uma estratégia de resiliência e de rumo para o futuro, diversificando a oferta, diversificando mercados, qualificando essa mesma oferta, nunca esquecendo o ponto de vista ambiental e a sustentabilidade social da região. São disso exemplo, iniciativas a que promoveu ou em que foi parceiro como:
Programa 365 Algarve, Criação do Observatório de Turismo Sustentável, Plano de Eficiência Hídrica para o Algarve (turismo), Projetos Revive e Renature Monchique, Região Inteligente Algarve (Smart Destination), projeto com a Organização Internacional para as Migrações (ONU) para a migração ética, concertação da oferta formativa para o sector, entre muitos outros.
Não obstante o forte impacto da pandemia, o setor do turismo no Algarve recuperou fortemente logo em 2022, no mercado interno e nos mercados externos, com níveis que só eram esperados em 2024/25, permitindo dar continuidade aos desígnios de crescer mais em valor do que em nº de turistas (+ Proveitos nos Empreendimentos Turísticos 2014 a 2022 aumentaram +31 por cento), crescer mais na época baixa (60 por cento do crescimento registou-se entre outubro e maio) e de crescer no interior do território algarvio, gerando mais emprego e melhor remunerado, bem como vínculos laborais mais estáveis.
Durante o tempo em que desempenhou funções na liderança do Turismo do Algarve, representou o setor e a região com empenho e dignidade, o que aliás tem sido reconhecido por várias instituições nacionais e regionais:
- Jornal do Algarve (2022) – Personalidade do ano;
- Associação Diretores de Hotel de Portugal (2023) – Prémio de Mérito;
- Assembleia Geral da RTA – Louvor pelos serviços prestados ao setor e à região;
- Bolsa de Turismo de Lisboa (2023) – Prémio personalidade BTL;
- Reconhecimento pela AHETA pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos de mandato como vice-presidente e presidente do Turismo do Algarve;
Por tudo isto em meu nome pessoal e do PS Faro que represento, queremos na hora da despedida, prestar um louvor público, ao Engenheiro João Fernandes, e um reconhecimento profundo, pelo trabalho altamente positivo por si prestado na RTA, ao serviço da região do Algarve, e desejar-lhe as melhores felicidades nas suas novas tarefas.