O presidente da Federação do Partido Socialista do Algarve e os deputados eleitos pela região reuniram-se, no início desta semana, com a direção distrital da Ordem dos Médicos. Em comunicado, os socialistas afirmam que vão avançar com um conjunto de iniciativas políticas de defesa do Serviço Nacional de Saúde no Algarve. O primeiro passo será pedir uma audiência urgente dos responsáveis do Centro Hospitalar do Algarve (CHA) e os representantes dos médicos, enfermeiros e autarcas no Parlamento, para propor uma tomada de posição nas 16 assembleias municipais.
«É urgente parar a destruição dos cuidados de saúde públicos e inverter a situação de degradação que se assiste no Hospital de Portimão e de Faro», em especialidades como a ginecologia e obstetrícia ou cirurgia, concluem. «A degradação da qualidade da medicina, apesar do esforço hercúleo dos médicos e enfermeiros, ultrapassou todas as linhas vermelhas», dizem os socialistas. Acusam o presidente do CHA, Pedro Nunes, de manter uma «estratégia irresponsável». A gota de água foi o anúncio da demissão de mais seis médicos, dos quais três são internos, do serviço de ortopedia de Faro.