Portimão reforça o apoio a entidades no âmbito da Proteção Civil com novos protocolos, num investimento total que ronda os 306 mil euros e abrange diferentes áreas de atuação.
A Câmara Municipal de Portimão celebrou hoje novos protocolos de cooperação com cinco entidades locais essenciais para a Proteção Civil municipal para este ano de 2025, reforçando a capacidade de resposta a emergências e prevenção de riscos no concelho.
Estes acordos de cooperação, que acontecem consecutivamente desde 2017 no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios Rurais (DECIR), visam concretizar processos de cooperação operacional e logística para a execução de um programa sustentado na prossecução da atividade de Proteção Civil no município de Portimão, em áreas-chave como o planeamento, a prevenção e segurança, as operações e a logística.
Instituições abrangidas:
– os Bombeiros Voluntários de Portimão (Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão) com apoio de cerca de 230 mil euros para a operacionalização de uma equipa de intervenção no combate a incêndios rurais;
– a Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio (ASPAFLOBAL) com um financiamento de 15 mil euros para a execução do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios;
– o Agrupamento 159 de Portimão do Corpo Nacional de Escutas (CNE) com um apoio de 7 mil euros para apoio logístico a vítimas e forças de socorro em situações de emergência;
– a Delegação de Portimão da Cruz Vermelha Portuguesa com um financiamento de 45 mil euros para apoio logístico a vítimas, assistência à população e emergência pré-hospitalar;
– a Santa Casa da Misericórdia de Portimão com um apoio de 10 mil euros para instalação de uma Zona de Concentração e Apoio à População para pessoas com mobilidade reduzida e para apoio logístico e operacional em situações de alerta elevado.
Refira-se ainda que, em 2024, foi assinado um Protocolo de Cooperação Bienal (2024-2025) para despesas de funcionamento com os Bombeiros de Portimão, no valor de 755.412,00 euros anuais.
No âmbito da cerimónia que decorreu esta manhã no edifício da Al-Faghar, Álvaro Bila presidente da Câmara Municipal de Portimão, destacou a importância destas colaborações, enaltecendo «o compromisso e a disponibilidade destas entidades na resposta às emergências e na proteção da população».
Com estes protocolos, o município reafirma o seu empenho na segurança e bem-estar dos munícipes, fortalecendo a rede de apoio em situações de risco.
