O município de Loulé vai reforçar as redes de águas e esgotos na freguesia de Boliqueime, num investimento de 1 milhão de euros para «resolver necessidades básicas das pessoas».
Foi assinado, na sexta-feira, dia 7 de fevereiro, o auto de consignação de duas empreitadas na freguesia de Boliqueime: a ampliação, beneficiação, conservação e remodelação das redes de distribuição de água e rede de esgotos na zona do Ribeiro, e a ampliação, beneficiação, conservação na Rua Jorge Manuel Dias Coelho, num investimento que ronda 1 milhão de euros.
No caso da área junto à localidade do Ribeiro, a obra vai passar pela criação de 30 ramais de águas e 30 ramais de águas residuais. Concluídos os trabalhos no subsolo, serão repavimentados os caminhos intervencionados.
A empreitada terá um valor de cerca de 590 mil euros e prevê-se a sua conclusão num prazo de um ano.
Já na Rua Jorge Manuel Dias Coelho, a obra surge pela necessidade de substituir a conduta, por se verificar frequentes roturas, provocando persistentes cortes de abastecimento na zona e perda de água.
Assim, a conduta a substituir tem uma extensão de 650 metros. A zona ficará servida também de serviços de combate a incêndio com a instalação de marcos de incêndio.
Serão ainda remodelados os ramais de abastecimento de água.
A empreitada tem um orçamento previsto de perto de 390 mil euros e estima-se que, num prazo de seis meses, os trabalhos estejam concluídos.
Durante esta cerimónia que antecede o arranque dos trabalhos no terreno, o autarca Vítor Aleixo relevou a importância destas obras que vêm «resolver necessidades básicas das pessoas».
Ao longo dos anos, a Câmara Municipal de Loulé tem feito um investimento muito significativo na área do saneamento básico.
«Loulé já era um concelho com uma taxa de cobertura de água e esgotos muito boa, mas temos continuado a investir, levando agora a algumas populações que ainda precisam, havendo ainda um campo de crescimento neste domínio», considerou o autarca.
Só em águas e esgotos o município investiu um total de 18 milhões de euros. Em projeto para todo o concelho estão mais cerca de 14 milhões de euros.
«Isto significa um grande esforço da Câmara Municipal de Loulé, apesar das dificuldades que se prendem com a falta de recursos humanos, sobretudo na área da Engenharia», explicou Vítor Aleixo.
«Que venham muitas mais obras!», disse, por sua vez, Nelson Brazão, presidente da Junta de Freguesia de Boliqueime.
«A Câmara tem investido nesta freguesia e isso vê-se porque Boliqueime tem progredido, tem andado para a frente. Nenhum concelho tem o ritmo de investimento público como Loulé!», notou, por último, o presidente Vítor Aleixo.
