O município de Faro está a promover uma nova edição do Orçamento Participativo, em que os cidadãos interessados podem participar com ideias para melhorar a comunidade.
O período de apresentação online de propostas para o Orçamento Participativo de Faro já arrancou e está a decorrer até ao próximo dia 31 de dezembro.
Após a primeira fase, que aconteceu nos meses de outubro e novembro deste ano, em que o município realizou 12 Encontros Participativos nas diversas Freguesias/Uniões de Freguesias do Concelho, concretiza-se, agora, o momento, em que os cidadãos interessados (residentes, trabalhadores ou estudantes em Faro), podem partilhar as suas ideais, propondo soluções inovadoras e sustentáveis para melhorar a qualidade de vida, contribuindo, de forma ativa, para o desenvolvimento da comunidade.
As propostas podem ser submetidas através da plataforma online do Orçamento Participativo de Faro, acessível aqui. O processo é aberto e simples, incentivando a uma participação inclusiva e transparente.
Recorde-se que o Orçamento Participativo de Faro realiza-se desde o ano 2000 e é uma ferramenta de democracia participativa, que permite aos cidadãos decidir diretamente sobre uma parte dos investimentos municipais.
Esta iniciativa tem como objetivo reforçar o diálogo entre o município e a população, promovendo uma gestão mais colaborativa e orientada às reais necessidades dos cidadãos.
Para mais informações ou dúvidas sobre o processo de apresentação de propostas, os interessados podem consultar o website oficial, ou entrar em contacto com a Divisão de Intervenção Social e Políticas participativas, localizada na Praça José Afonso, nº1.
Podem, igualmente, contactar através de telefone (289870869), ou de e-mail ([email protected]).
Foto: Bruno Filipe Pires.