O projeto Loulé Criativo foi reconhecido com a Medalha de Mérito Turístico, pelos serviços prestados que resultaram em benefícios significativos para a atividade turística».
A Região de Turismo do Algarve (RTA) atribuiu a Medalha de Mérito Turístico ao projeto Loulé Criativo, durante a gala comemorativa do 55.º aniversário desta entidade, que decorreu no sábado, dia 27 de setembro.
De acordo com a RTA, esta distinção deve-se ao «reconhecimento pelos serviços relevantes prestados ao turismo algarvio, que resultaram em benefícios significativos para a atividade turística, para a valorização da região e para a sua afirmação como destino de excelência».
Com uma década de existência, o Loulé Criativo é um projeto da Câmara Municipal de Loulé, criado em 2014, que aposta na valorização da identidade do concelho, assentando na criatividade e na inovação.
Apoia a formação e atividade de artesãos e profissionais do setor criativo, contribuindo para a revitalização das artes tradicionais e para dinamização de novas abordagens ao património imaterial.
Por outro lado, apresenta um conjunto diversificado e atrativo de experiências criativas, através da arte, do artesanato, da gastronomia ou do património, que colocam os turistas em contacto com os aspetos singulares da identidade local e regional, baseadas na filosofia do «do it yourself», bem como uma programação cultural que promove eventos relacionados com o tema da criatividade, do património, das artes e dos ofícios.
Esta oferta de atividades de turismo criativo é promovida através de uma rede composta por vários agentes locais, artesãos, empresas e artistas, dispostos a abrir as portas aos visitantes, para lhes dar a oportunidade de descobrir a cultura deste território.
Recorde-se que Loulé foi o primeiro município português a integrar a Rede Internacional de Turismo Criativo (Creative Tourism Network) que agrega e promove a oferta mundial desta nova geração de turismo.