Com o objetivo de descentralizar o sector audiovisual em Portugal, a Associação Portuguesa de Produtores de Animação vai ter sede em Loulé.
Loulé vai passar a ser a nova casa da APPA – Associação Portuguesa de Produtores de Animação, ao abrigo de um acordo firmado entre esta entidade e a Câmara Municipal de Loulé, na segunda-feira, dia 29 de setembro.
Esta iniciativa insere-se na estratégia municipal de apoio à produção audiovisual e promoção do concelho enquanto polo de referência no setor do cinema e audiovisual, nomeadamente através da ação do Loulé Film Office, atraindo profissionais, empresas e investidores a este território.
A nova localização da APPA não é a única novidade.
No âmbito do acordo com a Câmara Municipal de Loulé, esta associação irá organizar um evento internacional de Cinema de Animação, a partir de Loulé, com impacto nacional e internacional, e que fará parte da programação da Algarve Film Week.
O ano de 2026 marca o arranque do Encontro Ibero-Latino de Animação em Portugal, iniciativa que permitirá atrair investimento e talento para Loulé, além da projeção além-fronteiras que trará para o concelho e para a região do Algarve.
Por outro lado, as sinergias criadas com a instalação da Associação Portuguesa de Produtores de Animação em Loulé, permitirão criar novas oportunidades para alunos da Universidade do Algarve (UAlg), nomeadamente a realização de estágios, trazendo oportunidades de emprego qualificado e ligação entre a formação e o tecido empresarial.
Além do novo espaço na cidade de Loulé, enquadrado no ecossistema criativo que aqui existe, a autarquia dará todo o apoio logístico a esta associação.
A APPA reforça, assim, a descentralização do sector audiovisual em Portugal.