O Colóquio «Loulé, o Algarve e a Arqueologia Islâmica» vai homenagear Helena Catarino, arqueóloga e investigadora com vasta obra focada no concelho e na região do Algarve.
O Museu Municipal de Loulé, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, realiza o colóquio «Loulé, o Algarve e a Arqueologia Islâmica», uma homenagem à proeminente arqueóloga e investigadora, Helena Catarino, nos dias 17 e 18 de janeiro, no auditório do Convento do Espírito Santo, em Loulé.
Especialistas da área reúnem-se para discutir a vasta obra de Helena Catarino e a sua importância para o conhecimento do período islâmico em Portugal, com particular enfoque no concelho de Loulé e na região do Algarve.
Helena Catarino, reconhecida pela sua extensa investigação e dedicação à formação de novas gerações de arqueólogos, tem contribuído significativamente para a compreensão do passado islâmico no atual território português.
O seu trabalho em Loulé, em particular, foi fundamental para desvendar a rica história da região durante este período.
Professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Helena Catarino é doutorada, desde 1997, na área de Arqueologia, na Universidade de Coimbra. É investigadora do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP), nas áreas de Arqueologia Medieval e Moderna.
Além da atividade docente, é orientadora de mestrados e doutoramentos. Participa regularmente em reuniões científicas e conferências. É investigadora na área de Arqueologia Medieval Islâmica. Integra o Grupo de Estudos Cerâmica Islâmica do Gharb al-Andalus. O Ocidente da Península Ibérica na época islâmica através da cerâmica (CIGA).