Exposição «Casa Amarela Com Quarto Cinzento» e instalação de Gonçalo Pereira inauguram ova programação da Associação 289 em Faro.
A Associação 289, no Cercado da Atalaia em Faro, assinala no sábado, dia 4 de outubro, às 18 horas, o regresso da sua programação com duas inaugurações: a exposição coletiva «Casa Amarela Com Quarto Cinzento» e o Project Room dedicado ao jovem artista Gonçalo Pereira.
Na coletiva, 17 artistas da casa — entre eles Milita Doré, Gat.Uno, Pedro Cabral Santo, Xana ou Joana R. Sá — cruzam olhares e linguagens. O fio condutor é a memória da Casa Amarela de Vincent Van Gogh, em Arles. Um estúdio, um quarto, um refúgio. Mais do que paredes, era o sonho de um espaço vivo: abrigo, encontro, partilha e comunidade artística. É essa mesma ideia que a 289 procura reencenar, transformando a exposição numa metáfora aberta, onde cabem política, sociedade, natureza e até o absurdo. Um lugar de encontros e contradições, onde a fragilidade se converte em força criativa.
Em paralelo, o Project Room retoma a missão de apoiar emergentes com obras site specific. Gonçalo Pereira, nascido em Oliveira de Azeméis em 2002 e estudante de pintura na Faculdade de Belas-Artes do Porto, apresenta a instalação «wasitacaroracatisaw», com curadoria de Joana R. Sá.
Desde 2019, este formato já desafiou 15 artistas a dialogar intimamente com o espaço da 289. Agora, na nova sede, reafirma-se como convite a criar vizinhança, pensamento coletivo e novas formas de habitar a arte.