Albufeira homenageou o engenheiro Pessanha Viegas, responsável pelo eixo viário e pelo Quartel dos Bombeiros, no Dia Mundial do Turismo.
O município de Albufeira prestou, a 27 de setembro, uma homenagem póstuma ao engenheiro Pessanha Viegas pelo contributo decisivo que deixou na modernização da cidade.
Natural de São Brás de Alportel, onde nasceu em 1920, Viegas foi responsável por projetos estruturantes em Albufeira, como a primeira fase do Eixo Viário — atual Avenida dos Descobrimentos — e o quartel dos Bombeiros Voluntários. Estas intervenções permitiram libertar o centro da então vila e reduzir as longas filas de trânsito para entrar em Albufeira.
O presidente da Câmara, José Carlos Rolo, explicou que a homenagem foi marcada para o Dia Mundial do Turismo porque «o desenvolvimento do concelho e do setor do turismo deve muito às boas acessibilidades viárias».
A cerimónia contou com a presença de familiares, incluindo o filho Jorge Viegas, que lembrou: «Enquanto a família estava na praia, o meu pai ia para a Câmara Municipal fazer desenhos e apoiar os técnicos. Ver a entrega e a paixão do meu pai por Albufeira reconhecidos através desta homenagem deixa-nos profundamente gratos».
Ao longo da carreira, o engenheiro Pessanha Viegas esteve ligado a projetos de ordenamento do território em várias regiões do país. Ganhou destaque nacional após o incêndio do Chiado, em Lisboa, em 1988, quando coordenou o Gabinete do Chiado em colaboração com Álvaro Siza Vieira, para recuperar aquela zona histórica.
Em vida, Albufeira distinguiu-o com a Medalha de Honra da cidade, em 1993. Em 2016, a autarquia atribuiu o seu nome a uma das principais avenidas de acesso à cidade, a Avenida Pessanha Viegas, que liga à Avenida dos Descobrimentos e à EN 365.
Durante a cerimónia, o vereador Ricardo Clemente destacou ainda a relevância da toponímia como instrumento de ordenamento e de vida quotidiana, recordando que entre 2021 e 2025 foram aprovados 110 novos topónimos pela Comissão Municipal de Toponímia.
O engenheiro faleceu em Lisboa em 2000, mas manteve sempre uma ligação próxima a Albufeira, onde passava férias com a família e acompanhava de perto os desafios urbanísticos do concelho.
Fotos: Rui Gregório/ CMA