Finais europeias de Onewheel regressam a Albufeira de 3 a 5 de outubro, reunindo mais de 100 atletas de 20 países na Pista de Cross das Açoteias e na Praia da Falésia.
É já entre os próximos dias 3 e 5 de outubro que Albufeira volta a acolher as finais europeias de Onewheel. Depois de se ter realizado pela primeira vez no concelho em 2024, a competição está de regresso para consagrar os vencedores da temporada de 2025.
As corridas acontecem entre a Pista de Cross das Açoteias e os trilhos da Praia da Falésia, e são o culminar de uma competição que passou já por países como o Reino Unido, França e Hungria.
A iniciativa é promovida pela Onewheel Algarve, e conta com o apoio do município de Albufeira.
Além da competição pelo título continental, o evento inclui vários momentos abertos à participação de todos os interessados. No primeiro dia (3), o programa é exclusivamente dedicado às corridas abertas, com a «Infinite Race» (10h00), e a «Surf & Dirt» (15h00).
No dia seguinte (4), o programa abre com as finais da Liga Europeia de Onewheel. A competição tem início marcado para as 9h00, e acontece na Pista de Cross das Açoteias. Da parte da tarde, há ainda tempo para duas outras corridas: a «Groom Legends Chairs» (15h00), seguida da «Apocalypse Race» (16h00).
No último dia, o evento conta com duas categorias de competição abertas à participação de todos os interessados. O dia arranca com os «OWA Games» (9h00), e conta também com as «BETR Finals» (15h00). A encerrar a edição de 2025, a cerimónia de entrega de prémios tem início previsto para as 18h30.
Além da dimensão desportiva, o evento inclui ainda uma componente de promoção da responsabilidade ambiental. Nos últimos dias, os participantes estiveram envolvidos em ações de limpeza, nos vários locais onde a prova vai decorrer.
O Onewheel surgiu em meados da década passada, e tem angariado cada vez mais adeptos. Trata-se de uma modalidade que combina snowboard, skate e surf, e que é praticada com recurso a uma prancha com apenas uma roda no eixo central. Para a edição de 2025 das finais europeias, a organização espera receber mais de 100 atletas, provenientes de mais de 20 países diferentes.