As listas candidatas aos órgãos de Faro da coligação «Faro – Capital de Confiança» às próximas eleições autárquicas já foram entregues em Tribunal.
A coligação «Faro – Capital de Confiança» formalizou, na quarta-feira, dia 6 de agosto, a entrega das suas listas candidatas aos órgãos autárquicos de Faro, no Tribunal da Comarca, contando com o apoio de cerca de 200 pessoas.
Esta coligação inédita em democracia reúne PSD, CDS, IL, PAN e MPT, formando um amplo espaço de convergência que se propõe «transformar Faro numa cidade mais moderna, inclusiva e sustentável».
Cristóvão Norte, candidato à presidência da Câmara Municipal de Faro, sublinhou o peso simbólico do momento: «entregar uma lista é um ato formal de enorme significado e responsabilidade. Temos connosco centenas de pessoas motivadas, com verdadeiro espírito de serviço público. Poucas vezes senti tamanho entusiasmo numa candidatura».
A coligação «Faro – Capital de Confiança» reforça também os nomes já apresentados para as freguesias e para a Assembleia Municipal.
José Macário Correia é o cabeça de lista à Assembleia Municipal de Faro, trazendo consigo uma vasta experiência autárquica e política. Na União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), o candidato é Bruno Lage, atual presidente; na Freguesia de Montenegro, a candidata é Virgínia Alpestana, também atual presidente; na Conceição de Faro, o candidato é João Pedro Ferradeira; em Estoi, Patrícia Cadete; e em Santa Bárbara de Nexe, Eva Mendonça.
«Todos os candidatos partilham um forte vínculo com as suas comunidades e o compromisso de promover uma gestão próxima, responsável e transformadora», de acordo com a coligação.
Cristóvão Norte realçou ainda a competência das equipas constituídas, compostas por perfis oriundos dos partidos que integram a coligação, mas também independentes com reconhecida capacidade: «o objetivo foi sempre o mesmo: reunir os melhores. E tenho a firme convicção de que conseguimos».
Com uma visão clara para o concelho, Cristóvão Norte afirmou perante os seus apoiantes: «não estamos aqui para manter tudo como está. Temos a nossa visão, a nossa ambição e a nossa determinação. Os desafios que exigem resposta imediata serão enfrentados com a prontidão que os cidadãos merecem».
A candidatura apresenta propostas concretas para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Juntas e Assembleias de Freguesia, com prioridades definidas e centradas «na melhoria da qualidade de vida em Faro: qualificar o espaço público, dinamizar o movimento associativo, reforçar a resposta na área da habitação, garantir transportes públicos mais acessíveis e eficazes, investir em energias renováveis, fortalecer a ligação à Universidade do Algarve, melhorar a rede de cuidados de saúde e, sobretudo, assegurar uma gestão mais próxima, transparente centrada nas pessoas», ainda segundo a coligação.
Reforçando a ambição do projeto, Norte concluiu: «viemos para elevar Faro a um novo patamar – de liderança, de qualidade de vida, de influência e de capacidade de concretização. Não nos moveremos por menos. Só com ambição e competência se vencem obstáculos».
As listas entregues serão afixadas no próximo dia 18 de agosto, nos termos da legislação eleitoral em vigor