Tertúlia Algarvia combina pratos regionais com vinhos do Porto e Douro

  • Print Icon

O restaurante Tertúlia Algarvia, em Faro, é um dos 100 estabelecimentos do país inscritos na nova edição do concurso Gastronomia com Vinho do Porto, que decorre de 25 de setembro a 25 de outubro.

Promovida pelas Edições do Gosto, esta iniciativa tem como objetivo a promoção dos Vinhos do Porto e Douro em combinação com o melhor da gastronomia portuguesa.

No caso da Tertúlia Algarvia, os clientes que nos visitarem, durante esse mês, poderão desfrutar de uma ementa de degustação, no valor de 30 euros por pessoa, composta por três pratos com sabores do sul conjugados com três vinhos do norte. A saber:

Entrada
• Queijinho curado com amêndoas torradas e doce de figo-da-índia. Harmoniza com Lello rosé 2011

Prato principal
•Polvo na frigideira com amêijoas da Ria Formosa servido sobre batata-doce de Aljezur. Harmoniza com Quinta da Soalheira branco 2014

Sobremesa
• Fofo de chocolate e alfarroba com frutos vermelhos e sorvete de citrinos
• Harmoniza com Vinho do Porto Ramos Pinto L.B.V.

O concurso de gastronomia com Vinho do Porto

É o maior e mais antigo concurso de gastronomia do país, volta à estrada – 3 semanas, 3000 quilómetros, 300 pratos para encontrar as melhores harmonizações.

O périplo da nona edição começa na próxima segunda-feira, dia 28 de setembro, às 10h30, no restaurante Degust’ar – Hotel M’ar de AR Muralhas (Évora), seguindo-se No Pátio e Duna Beach – Tivoli Lagos (Lagos), com o dia a terminar no Taste (Carvoeiro) e Jardim & Sabores (Albufeira).
O desafio para a harmonização perfeita entre os Vinhos do Porto e do Douro foi lançado e 100 restaurantes de Portugal continental vão submeter-se ao escrutínio do júri.

Nesta edição, os chefs Hélio Loureiro, Helmut Ziebel, João Sá e Orlando Esteves, juntam-se a Bento Amaral, Cândida Vale, Carlos Soares, Manuel Lima e Paulo Pinto, especialistas do IVDP, para encontrarem a melhor harmonização de vinhos e sabores em três categorias: Gastronómico/Fine Dining, Informal/Casual e Tradicional/Típico.

Este júri percorrerá todos os recantos de Portugal e avaliará as 100 ementas criteriosamente preparadas pelos participantes.

A partir do dia 28 de setembro, serão três semanas de provas, com início no Sul e encerramento a Norte.

A entrega de prémios decorre no Porto & Douro Wine Show, em Lisboa, com a apresentação do Portal no qual estarão todos os restaurantes concorrentes e os prémios atribuídos.