Crianças de Albufeira criam «Póster Eco-Código» e precisam de votos

  • Print Icon

Alunos da Escola EB1/JI de Vale Pedras têm um trabalho selecionado para votação no desafio Eco-Código, resultado do Programa ECO-Escolas, promovido pelo Associação Bandeira Azul da Europa. Município teve os seus técnicos de Educação Ambiental nas escolas, suportou as inscrições e, em breve, vai hastear em cada uma delas a «Bandeira Verde Eco Escola».

Foram seis as escolas de Albufeira que responderam afirmativamente ao desafio da Associação Bandeira Azul da Europa para fazerem parte do Programa ECO-Escolas. O município de Albufeira suportou a sua inscrição, no valor de 70 euros por cada escola, e estas tiveram formação, passando a ostentar a «Bandeira Verde Eco Escola».

No âmbito deste programa, as crianças da Escola EB1/JI de Vale Pedras têm um trabalho selecionado para votação no desafio Eco-Código. Estes alunos podem ganhar diversos prémios, desde que fiquem classificadas nos três primeiros lugares. Ao pódio sobe quem tiver mais «gostos» no Facebook até amanhã, quarta-feira, 15 de julho. Pode votar no Póster Eco Código das crianças de Albufeira aqui.

Para além da Escola hastear a Bandeira Verde ECO-Escolas, os prémios são equipamentos informáticos e materiais pedagógicos e uma visita ao Jardim Zoológico de Lisboa, Vertigem Azul, Zoomarine, Oceanário de Lisboa e Sealife Porto ou Parque Biológico de Gaia.

O Eco-Escolas é um programa internacional da «Foundation for Environmental Education», desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa). Este programa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Albufeira, no ano letivo 2019/2020, teve seis escolas inscritas neste programa: Escola EB 2,3 D. Martim Fernandes, Escola EB/JI de Correeira, Escola EB/JI Nº1 de Albufeira, Escola EB1 2 3 de Guia, Escola EB1 de Albufeira Nº2 – Caliços e Escola EB1/JI de Vale Pedras.

Nesta vertente do Eco Cartaz, apenas a Escola EB1/JI de Vale Pedras participa no concurso. Estas escolas abordaram, no seu plano de ação, os temas base Eco-Escolas (Água, Resíduos, Energia) e os temas do ano. No ano letivo 2019/2020 os temas foram: «Cidades Sustentáveis e Espaços Exteriores».

Este programa exigiu a parceria do município de Albufeira no apoio à escola na implementação do plano de ação e na participação em reuniões do Conselho Eco-Escolas, para além de ter assumido o pagamento da inscrição, no valor de 70,00€ por escola, referente à atribuição da «Bandeira Verde Eco-Escolas».

A realização de um Eco-Código foi um dos desafios lançado aos estabelecimentos inscritos e visa promover a educação ambiental para a sustentabilidade, a participação e a criatividade das comunidades educativas envolvidas no Programa Eco-Escolas, através da produção de um trabalho de comunicação: o poster.