Alunos de Olhão discutiram as TIC na Lituânia

  • Print Icon

Grupo de três alunos e duas professoras da Escola EBI/JI José Carlos da Maia realizaram, entre os dias 27 e 31 de maio, uma mobilidade no âmbito do projeto Erasmus+ «School is cool but IT rules», a Šiauliai, na Lituânia.

Este projeto, centrado na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula, envolve cinco países: Portugal, Lituânia, Espanha, República Checa e Roménia e promove a aquisição de conhecimentos e competências digitais.

Nesse sentido, e durante toda a semana, os alunos tiveram oportunidade de estabelecer contacto com várias ferramentas interativas.

A estadia foi ainda preenchida com um passeio à capital lituana, Vilnius, e visitas a alguns lugares icónicos do país, como a «Colina das Cruzes», um centro de peregrinação católico, o castelo de Trakai, situado numa ilha do lago Galvė, e a estação balnear de Palanga.

Esta experiência, «também muito enriquecedora a nível cultural», deu a conhecer a Villa de Chaimas Frankelis, em Šiauliai, um edifício do início do século XX, que oferece uma grande variedade de exposições, concertos, festivais de cinema, música, entre outros.

Esta Villa simboliza também a história da cidade, no período entre guerras, e a herança judaica.

Segundo a escola, «a acrescentar a estas vivências, os alunos tiveram ainda o convívio maravilhoso que se estabeleceu quer entre discentes, quer entre docentes dos vários países envolvidos, que permitiu melhorar as competências de cada um em língua inglesa e partilhar experiências que ficarão gravadas para toda a vida».