Faro sinaliza jovens que não estudam nem trabalham ao IEFP

  • Print Icon

A Câmara Municipal de Faro e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) assinaram ontem, segunda-feira, 13 de maio, nos Paços do Município, um protocolo de colaboração, no âmbito do Programa Garantia Jovem.

Com este convénio, o município compromete-se a sinalizar junto do IEFP todos os jovens com idade inferior a 30 anos que não trabalhem, não estudem, não estejam a frequentar formação profissional, nem estejam inscritos no IEFP.

Apesar da responsabilidade do município no processo de sinalização, este também contará com uma vasta rede de entidades locais, designadamente as 96 entidades públicas e privadas pertencentes ao Conselho Local de Ação Social, bem como algumas associações juvenis, para que em conjunto se consiga identificar estes jovens inativos e inserir os seus dados no Portal da Garantia Jovem.

Caberá depois, ao IEFP, dar respostas aos jovens de forma direta e no âmbito das suas atribuições ou por via de outros parceiros, nos domínios do emprego, educação, formação e estágios.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, «a criação desta rede local de sinalização de jovens com menos de 30 anos, sem atividade conhecida, vai ajudar-nos a garantir que eles tenham uma nova oportunidade de educação/formação ou de emprego/estágio e assim se possam realizar pessoal e profissionalmente, construindo um futuro mais promissor para si e para o nosso concelho».