Albufeira estreia «Jardim dos Ilustres» com busto de Mahatma Gandhi

  • Print Icon

Busto não terá custos para a autarquia.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, recebeu na manhã de hoje, terça-feira, 30 de junho, uma comitiva da Embaixada da Índia em Lisboa, liderada pela embaixadora K. Nandini Singla. A intenção foi a de acordar da possibilidade de Albufeira acolher um busto em bronze de 350 quilogramas de Mahatma Gandhi.

O autarca de Albufeira considerou esta «uma excelente proposta» e referiu ser sua intenção «reservar um jardim contíguo à Avenida dos Descobrimentos para acolher esculturas de ilustres, cujas nacionalidades estejam direta ou indiretamente ligadas a Albufeira».

Lembrando ter tido «um colega no curso superior de matemáticas que era indiano», José Carlos Rolo acolheu bem a proposta de Albufeira ter um busto de Gandhi. «Para além de um líder espiritual, foi um grande matemático ou não tivesse sido a Índia o berço desta ciência», continua o autarca, que pretende ver em Albufeira um «Jardim dos Ilustres», não só para fins educativos e culturais, mas também para mostrar o multiculturalismo do concelho, cujas escolas já chegaram a acolher crianças de 70 nacionalidades.

O edil aproveitou a ocasião para informar estes responsáveis de que a comunidade indiana «é bem acolhida em Albufeira, na medida em que são pacíficos e introspetivos» e constituem uma parte da população que corresponde à grande necessidade de mão de obra no concelho.

O autarca referiu ainda que, aquando do início da pandemia, houve o cuidado por parte do município «em esclarecer a comunidade indiana, assim como outras, nas suas línguas de origem, sobre cuidados a ter e apoios disponíveis».

«Em Albufeira temos muitos trabalhadores indianos, quer na hotelaria, quer na higiene urbana, e são muito bem acolhidos pela população, mas há uma grande preocupação, que é a do desemprego derivado do contexto sanitário», avançou o autarca.

José Carlos Rolo continuou, alertando a Embaixadora de que «não havendo atividade laboral, há a possibilidade de termos muitas pessoas desempregadas, quer no verão, quer no inverno e a questão necessita de ser pensada».

A Embaixadora Nandini Singla agradeceu o cuidado que Albufeira tem tido para com a comunidade que representa e disse estar aberta a soluções que venham a ser propostas.

Entretanto, colocou à disposição de Albufeira artistas e espetáculos indianos, para quando o desejasse, sem quaisquer custos para a autarquia, o mesmo acontecendo com o busto de Gandhi, cujas comemorações dos 150 anos do seu nascimento terminam no próximo mês de outubro.