Meia Maratona Água de Faro desafia para uma corrida ao pôr-do-sol

  • Print Icon

A terceira edição da Meia Maratona Água de Faro vai ter lugar no próximo dia 30 de Março, e a organização prevê novamente uma grande adesão de atletas à prova, que tem o seu início em plena Ria Formosa, uma das sete maravilhas de Portugal.

A corrida, co-organizada pela FAGAR, Câmara Municipal de Faro e Associação de Atletismo do Algarve, tem um percurso de 21 quilómetros, desde 2018 homologado pela Federação Portuguesa de Atletismo, e desafia todos os que nela aceitam participar «a revisitar a inigualável marca das paisagens farenses».

O tiro de partida será dado na Praia de Faro, seguindo-se passagens pela Reserva Natural do Ludo, Teatro das Figuras, Cidade Velha, Igreja da Sé, Rua de Santo António e acabando na zona nobre da cidade, junto à Doca de Recreio.

Este ano a prova terá algumas novidades com vista «a proporcionar uma experiência ainda mais agradável aos participantes». Para lá das habituais funcionalidades de transporte para a Praia de Faro e serviço de bengaleiro, nesta edição a organização também disponibilizará refeições gratuitas e balneários junto à meta.

Para Paulo Gouveia da Costa, presidente da FAGAR, esta 3.ª edição tem como objetivo «cimentar o estatuto internacional do evento, assim como valorizar o que de melhor tem a cidade de Faro». O dirigente da entidade organizadora prossegue, afirmando que existe «a expetativa de consolidar e afirmar o estatuto internacional que esta jovem corrida já detém, garantindo a qualidade da prova e simultaneamente reforçar a imagem da marca Água de FARO, num contexto de valorização de tudo o que Faro tem para oferecer a quem nos visita».

Rosa Mota, a madrinha oficial do evento, apelou «à presença de todos» na corrida, salientando a particularidade da partida ser dada ao entardecer, o que proporciona imagens memoráveis. «Juntem-se a nós nesta prova, é um percurso lindíssimo ao pôr-do-sol. Eu já participei na 1.ª edição e tenho as melhores recordações», destacou a medalhada olímpica num vídeo promocional da prova.

Aqueles que gostam de percursos mais curtos poderão optar pela Mini Maratona de 10 quilómetros. Durante toda a prova os cuidados ambientais são acautelados, e para lá dos abastecimentos com Água de Faro em copos de papel reciclável e da não utilização de sacos de plástico, a FAGAR tem um grupo destacado para garantir a limpeza de todos os resíduos deixados pelos muitos participantes.

As inscrições terminam a 26 de Março, e os interessados podem aceder a toda a informação online.