Faro saúda Nelson Conceição pelo prémio conquistado nos EUA

  • Print Icon

Nelson Conceição, acordeonista farense venceu melhor performance internacional dos International Portuguese Music Awards (IPMA).

O presidente da Câmara Municipal de Faro congratulou hoje o acordeonista Nelson Conceição por trazer para Faro mais um importante galardão internacional musical, na gala Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla inglesa), em espetáculo virtual transmitido no dia 2 de agosto a partir de New Bradford, nos Estados Unidos, com apresentação de Sónia Araújo.

Nelson Conceição recebeu o prémio de «melhor performance internacional», atribuída ao tema «Mister Machado», composto por si para homenagear o seu primeiro professor de acordeão, o estoiense Joaquim Machado.

A autarquia vê neste prémio o reconhecimento da excecional carreira de Nelson Conceição, um músico e professor que tem dado tudo de si pela afirmação mundial do acordeão e das tradições musicais algarvias, com o folclore de Bordeira como pano de fundo, evidentemente.

Para Rogério Bacalhau, «a constância e o virtuosismo [de Nelson Conceição], há muito reconhecidas no Algarve e no País, recebem agora mais uma distinção internacional que é justo motivo de orgulho para o premiado e para todos os algarvios».

«A autarquia transmite-lhe, por isso, vivas felicitações e os seus agradecimentos por tudo o que tem feito pela promoção das tradições musicais algarvias e pelos novos caminhos artísticos que a partir delas tem traçado», escreveu o edil na nota oficial.

Nelson Conceição é natural de Bordeira, localidade farense pródiga em grandes acordeonistas.

O músico tem tido um percurso inspirado e dinâmico desde a sua infância até ao presente, abraçando uma notória diversidade de géneros que permite uma simbiose entre antepassados e contemporâneos através da exploração de relações entre fado e tango, corridinho e música erudita, ou ainda tradições/charolas e jazz manouche/gipsy como se pode escutar no seu mais recente disco «Descobrindo-me».

É licenciado em Educação Musical e Pós-graduado em Estudos de Música Popular na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Exerce docência musical em diversas localidades do Algarve e Alentejo.