Em Alte há serão com as suas gentes e caminhada pelo património

  • Print Icon

A realização de um «Serão com as gentes de Alte» e de uma caminhada, através do património local, são duas propostas culturais para a aldeia de Alte na próxima semana.

Na segunda-feira, 9 de setembro, às 21h00, o Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte recebe mais uma sessão que pretende trazer à memória personalidade e momentos que marcaram a história desta freguesia.

Este «Serão com as gentes de Alte» irá recordar o altense João Gonçalves «Esperança», caiador de profissão, animador de festas e romarias, amigo de ajudar o próximo, uma «força viva» da comunidade altense. E será essa mesma comunidade que, em viva voz, trará essas histórias e estórias do «Esperança».

Já no dia 14, sábado, o Museu Municipal de Loulé promove mais uma caminhada cultural subordinada ao tema «Património ao Luar».

Desta feita, o percurso escolhido liga Esteval dos Mouros à aldeia da Rocha Amarela, localidades situadas nesta freguesia em que as paisagens serranas deslumbram quem por ali passa.

Os participantes serão guiados por antigos moradores da Rocha Amarela, aldeia desabitada desde a década de 70 do século passado, «por caminhos com história e memória».

O ponto de encontro é na Escola Primária de Esteval dos Mouros (cinco quilómetros a sul de Alte) e a caminhada decorrerá num percurso de 3,5 quilómetros (dificuldade fácil).

Os participantes deverão levar água, sapatos confortáveis e lanterna e a organização assegura o transporte de retorno. As inscrição são gratuita e limitadas, sendo obrigatórias através de e-mail ou pelo telefone 289 478 058.