São Brás de Alportel destaca sabores do Caldeirão

  • Print Icon

«Uma das riquezas que temos no nosso concelho é a gastronomia mediterrânica», sublinhou Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, num jantar de degustação com jornalistas, no restaurante «4 à Mesa», na segunda-feira, 16 de abril. A ocasião serviu para dar a provar algumas das iguarias em destaque na 11ª edição da Quinzena Gastronómica «Sabores do Caldeirão», a decorrer até dia 22 de abril.
O evento «é uma forma de atrairmos mais turistas através da boca, e de divulgar a dieta mediterrânica típica do Algarve», explicou. Este ano, contudo, apenas cinco restaurantes aderiram à iniciativa do município: Casa de Pasto Adega Nunes, Sabores do Campo, 4 à Mesa, Rui’s Steakhouse e O Marquês.

Chef Luís Gonçalves do restaurante 4 à Mesa.

«Houve alguns que têm já um grande leque de clientes e carta própria, e por isso têm dificuldades e acompanhar as nossas exigências de carta para esta quinzena», justificou o autarca. «O projeto é para continuar, vamos auscultar os restaurantes e melhorar nos pontos em que concluirmos ser necessário», garantiu ainda aos jornalistas.
Jantar de grão com hortelã e coelho frito com alhinhos, na Adega Nunes; folhado de carne com queijo e espargos envoltos em presunto com vegetais e mel, no 4 à Mesa; ensopado de borrego e cogumelos salteados com ervas aromáticas, no Restaurante O Marquês; queijo de cabra com carpaccio de morango e mel de alfarroba e carré de borrego com crosta de pão e ervas e tarte de alfarroba frutos vermelhos, no Restaurante Rui’s Steakhouse; e Dom Rodrigo de queijo de cabra ou javali no forno aromatizado com tomilho e mel, no Restaurante Sabores do Campo são as propostas em destaque.
Segundo a organização, os pratos devem ser confecionados com azeite, os temperos são feitos à base de ervas aromáticas, preparados com produtos da época, ingredientes tradicionais da alimentação mediterrânica, equilíbrio nutricional e inspirados nos sabores da Páscoa da Serra do Caldeirão.
Os clientes habilitam-se a ganhar vales de refeição que serão sorteados no final da quinzena.

Tochas floridas animam quadra
A Festa das Tochas Floridas, regressa no próximo domingo de Páscoa, a 21 de abril, com os tradicionais tapetes de flores com um quilómetro de extensão, que cobrem o chão por onde passa a Procissão de Aleluia. À tarde, o Adro da Igreja Matriz complementa a festa com animação cultural e sabores tradicionais. Mostras de artesanato e doçaria complementam o programa que atrai a São Brás de Alportel milhares de visitantes e reúne os filhos da terra.
Depois de um maratona pela noite fora, em que centenas de voluntários se lançam na árdua tarefa de preparar os tapetes floridos, o programa inicia às 9h30. A partir das 10h00, o Largo de São Sebastião acolhe o Encontro de Sabores da Páscoa enquanto o Adro da Igreja Matriz se apresenta a Mostra de Artesanato.
Esta é também a hora que precede à Procissão de Aleluia, que motiva várias gerações de homens são-brasenses a envergar as tochas de flores. Durante a tarde, às 15h00, haverá convívio animado com a mostra de artesanato, doces e petiscos, com a apresentação dos premiados em mais uma edição dos Jogos Florais e do concurso das tochas floridas, e com as atuações dos grupos: Fole’Percussion, Grupo Folclórico da Velha Guarda e Claudisabel.