São Brás de Alportel assinala as Jornadas Europeias do Património 2020

  • Print Icon

São Brás de Alportel assinala as Jornadas Europeias do Património 2020 com um desafio artístico para miúdos e graúdos, uma apresentação online do projeto da Carta Municipal do Património, uma edição especial dos Passeios Natureza inspirada na Casa Memória da EN2 e um conjunto de propostas para toda a família.

«Dá cor à História» é um desafio artístico que convida crianças e famílias a colorir imagens que representam os sete achados arqueológicos mais relevantes no concelho. As imagens podem ser solicitadas na Biblioteca Municipal e estão também disponíveis no website do município, aqui.

Os trabalhos produzidos podem ser enviados até dia 30 de setembro, por e-mail, para publicação nas redes sociais do município.

Já na sexta-feira, dia 25 de setembro, às 18h00, o município procede à apresentação online, através dessas mesmas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube), da Carta Municipal do Património de São Brás de Alportel, pela voz da equipa multidisciplinar que está a desenvolver este projeto.

Depois, no domingo, dia 27, às 8h30, regressam os Passeios Natureza, que têm agora como tema o «percurso inaugural da Estrada Nacional 2».

Trata-se de um passeio que tem como ponto de partida a Casa Memória da EN2 e que convida a caminhar na mais longa estrada da Europa. Esta é uma atividade gratuita mas de inscrição obrigatória, através de e-mail ou pelo telefone 289 840 019.

Tendo presente o atual contexto de pandemia, o programa deixa ainda um convite «para que as famílias redescubram o património do concelho com todos os sentidos»: «Ver a Serra a beijar o Mar», no Miradouro do Alto da Ameixeira; «Cheirar a Natureza», na Estação de Biodiversidade de Alportel; «Ouvir a história», na Casa Memória da EN2; «Testar o Paladar», no Mercado Municipal, e «Sentir a história milenar que as rochas têm para Contar», na Quinta do Peral.