Rio Guadiana será pista para a 35ª Subida e Descida à Vela

  • Print Icon

Celebra-se já amanhã e domingo a 35ª Subida e Descida à Vela do rio Guadiana. No sábado, dia 24, efetua-se a subida do rio. No domingo, dia 25, a descida do rio.

Esta é uma competição de vela cujo espírito básico é descobrir e aproximar o rio Guadiana a todos os desportistas, tanto profissionais como amadores.

A prova consiste na subida à vela do rio Guadiana desde quase a sua foz, Vila Real de Santo António até à localidade portuguesa de Alcoutim.

A distância a navegar é de cerca de 18.5 milhas (32 quilómetros), tanto no sábado como no domingo.

Trata-se de uma prova de vela já consolidada onde participam tanto clubes espanhóis como portugueses, assim como embarcações de cruzeiro de qualquer nacionalidade que naveguem na zona. Poderá participar qualquer classe de embarcação, de classe internacionalmente reconhecida com handicap igual ou superior ao do Optimist, assim como pranchas classe Open.

Os cruzeiros dividem-se em: menos de 8 metros; de 8 a 10 metros; de 10 a 12 metros e mais de 12 metros.

O rio Guadiana foi a fronteira natural entre Espanha e Portugal durante muitos anos mas, hoje em dia, «o que este ato desportivo reivindica é que esse rio, que noutro tempo nos separou, nos una. A prova disso é que as Câmaras de Vila Real de Santo António e Alcoutim e o Ayuntamiento de Ayamonte estão unidos há já 35 anos, desenvolvendo provas desportivas que favorecem essa união e essa aproximação entre estes dois povos vizinhos de Huelva e do Algarve», explica a organização.

A prova é organizada pela Associação Naval do Guadiana e pelo Club Náutico de Isla Canela, contando com a colaboração da Junta de Andaluzia, Ayuntamiento de Ayamonte e das Câmaras de Vila Real de Santo António e de Alcoutim.

Programa completo:

Dia 24 de agosto (subida do rio):

Confirmação das inscrições até uma hora antes da saída no edifício/sede da Associação Naval do Guadiana.

13h00 – Largada no Porto de Recreio de Vila Real de Santo António;

18h30 – Organização da pernoita em Alcoutim;

20h30 – Jantar para velejadores no Castelo de Alcoutim, oferecido pela Câmara de Alcoutim;

23h00 – Festa da espuma para velejadores. Entrega de troféus da Subida.

Dia 25 de agosto (descida do rio):

8h00 – Distribuição dos lanches de mar aos velejadores de vela ligeira;

9h00 – Largada;

17h00 – Cerimónia de Fecho e Entrega de troféus no bar da sede da Associação Naval do Guadiana.