PSP de Faro detém jovem de 16 anos que vendia droga junto a escolas

  • Print Icon

Indivíduo viu o tribunal aplicar-lhe a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Elementos do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Faro procederam à detenção de um jovem português de 16 anos, na sequência de uma acção de combate ao tráfico de estupefacientes na região e nomeadamente nas proximidades de estabelecimentos de ensino da cidade de Faro.

O detido desenvolvia grande parte da sua actividade ilícita próximo de alguns estabelecimentos de ensino e tinha como público preferencial outros jovens, sendo que, por este mesmo motivo e dada a sua tenra idade, já estava sinalizado por efectivos da Equipa do Programa Escola Segura.

O jovem em referência foi «interceptado na via pública, na posse de diversas doses de haxixe e liamba. Posteriormente foi desenvolvida uma busca domiciliária, tendo a PSP apreendido, no total, 108 doses individuais de haxixe, 310 doses de MDMA, cerca de 220 gramas de liamba, três facas e um telemóvel», explica a força policial.

Esta detenção surge na sequência de uma investigação iniciada há alguns meses e após uma operação policial desenvolvida em meados de outubro, onde foram realizadas diversas buscas em três concelhos da região.

O jovem foi presente esta manhã à Autoridade Judiciária tendo sido aplicada como medida de coação o termo de identidade e residência.

Dados os locais de eleição onde decorria a quase totalidade da actividade criminosa praticada pelo jovem, «a PSP acredita ter dado um sólido contributo no combate à criminalidade desta índole junto de estabelecimentos de ensino, reforçando a tranquilidade pública da comunidade escolar, mormente dos seus actores principais: professores, alunos e pais. Reiteramos que nos manteremos com especial atenção a este fenómeno».