Praia da Salema torna-se mais inclusiva com nova cadeira anfíbia

  • Print Icon

Praia da Salema também tem disponível um novo posto de enfermagem.

A Câmara Municipal de Vila do Bispo disponibilizou uma cadeira anfíbia para a praia da Salema, equipamento que permite a utentes com limitações de mobilidade o usufruto desta zona balnear com mais segurança e conforto. A gestão da mesma é da responsabilidade do concessionário de praia – o restaurante Atlântico.

A cadeira anfíbia foi oferecida ao município no âmbito de uma candidatura da Câmara Municipal ao Programa «Praia Saudável» da Fundação Vodafone. Este equipamento permite aos cidadãos com mobilidade reduzida aceder à água, reforçando o conjunto de infraestruturas que fazem desta uma «praia acessível, uma praia para todos».

Recorde-se ainda que a praia da Salema, em 2020, foi mais uma vez distinguida com o galardão «Praia Acessível – Praia para Todos», por reunir e cumprir um conjunto de requisitos que permite o uso por pessoas com mobilidade reduzida.

Esta distinção é atribuída às zonas balneares que cumprem um conjunto de condições que permitem o seu uso por todas as pessoas sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade, ou seja, dispõe de acesso pedonal, estacionamento ordenado e reservado, de um acesso à zona de banhos, de passadeiras no areal, de instalações sanitárias adaptadas e situadas em local de fácil acesso, de serviços de primeiros socorros e de nadadores-salvadores com formação específica.

No âmbito do Plano de Verão 2020 da Administração Regional de Saúde do Algarve, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, a praia da Salema conta desde ontem, terça-feira, 21 de julho, com um posto de saúde que assegurará cuidados de saúde de enfermagem aos banhistas no local ou, em caso de necessidade, procederá ao seu encaminhamento para uma unidade de saúde mais adequada. Este posto funciona das 10h00 às 18h00, até dia 30 de agosto, no concessionário de praia restaurante Atlântico.