Parque Verde da Ribeira de Aljezur já está concluído

  • Print Icon

Novo espaço de lazer de Aljezur já está aberto ao público.

O Parque Verde da Ribeira de Aljezur é o novo espaço de lazer da vila algarvia, encontrando-se terminado e disponível para o público visitar e usufruir.

Este projeto teve como principal objetivo «prosseguir a requalificação junto à ribeira de Aljezur, melhorando esta zona, junto ao comércio local, ao ar livre, que potenciará os recursos naturais e culturais da vila aljezurense, dando assim continuidade à requalificação do centro histórico, junto à zona ribeirinha», explica o município.

Assim, com pequenas intervenções ao nível paisagístico, é possível devolver este espaço às populações residentes e turistas, através da criação de uma zona de lazer, socialização e contemplação do espaço natural, que a ribeira proporciona.

Esta zona da ribeira de Aljezur será «um local diferenciador, dado que irá potenciar o comércio local, promover o emprego, o aproveitamento do recurso natural (zona ribeirinha) e demonstrar e valorizar a atividade agrícola da população (pequenas hortas, localizadas na fértil várzea de Aljezur, onde é cultivada a Batata Doce de Aljezur, entre outras culturas)».

Outras ações estão a ser desenvolvidas, como a criação de espaços de estacionamento e a melhoria na circulação dos peões. Está ainda a ser ultimado o processo para a construção de um passadiço pedonal, «onde a segurança dos peões é a principal preocupação».

O município de Aljezur candidatou este espaço ao programa CRESC ALGARVE 2020, e teve a aprovação de um financiamento elegível de aproximadamente 360000,00 euros, com uma contrapartida financeira de 70 por cento.