BD «Os Segredos de Loulé» nomeada para Prémio Adamastor

  • Print Icon

Depois do ilustrador André Caetano vencer o prémio de mérito na categoria de banda desenhada do concurso mundial 3×3 Illustration Awards: Professional Show Winners No.16, a obra continua a colher a atenção da crítica especializada.

Desta vez, «Os Segredos de Loulé – Uma História em Banda Desenhada» está nomeada para o Prémio Adamastor de Ficção Fantástica em Banda Desenhada (BD).

Com argumento de João Miguel Lameiras e João Ramalho Santos, e ilustrações de André Caetano, esta é uma viagem pela história de Loulé e a sua região, desde o início do universo até aos nossos dias e ao futuro, numa abordagem diferente a um género com grande tradição na BD portuguesa, como é a Banda Desenhada Histórica.

Trata-se de uma edição da Câmara Municipal de Loulé que pretendeu, de uma forma diferente, «mostrar esta viagem fantástica de séculos através da qual foi construída a identidade louletana».

Ao contrário de outros projetos institucionais deste tipo, nesta obra os autores enveredaram por um relato amplo e original, num registo de ficção-científica, que recua ao mais distante passado, e percorre a história desta cidade (e deste concelho) algarvio até ao futuro.

Para o município louletano, «é essa originalidade e a qualidade técnica dos autores que têm dado a esta BD o merecido reconhecimento público».

Os Prémios Adamastor do Fantástico são organizados pelo Colectivo Trëma, pretendendo evidenciar anualmente a produção nacional no género Fantástico, em vários formatos.

O processo de nomeação é aberto a todos os interessados, e a votação final e atribuição dos Prémios será feita durante o evento Fórum Fantástico, que este ano acontece de 11 a 13 de outubro, na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa.