Alunos de Olhão foram à Finlândia para promover o voluntariado

  • Print Icon

Cinco alunos do 2º ciclo e três professores da Escola E.B. I / JI José Carlos da Maia visitaram a Finlândia, entre os dias 5 e 11 de maio, no âmbito do projeto Erasmus+ KA2 «Open your eyes, open your heart!».

Nesta terceira mobilidade do projeto, os alunos participaram nas atividades que decorreram na escola anfitriã, na cidade de Mäntsälä, sob o tema «Voluntariado no campo da educação».

Durante a semana, os professores participantes visitaram várias escolas primárias e secundárias finlandesas, tendo tido oportunidade de conhecer o sistema de ensino daquele país, «bem como as excelentes condições em que alunos e professores trabalham».

Além disso, os alunos envolvidos no projeto apresentaram os trabalhos realizados nas suas escolas, visitaram um lar de idosos, onde apresentaram uma canção nacional, e ofereceram quadros feitos por si, participando também na corrida da Europa, num campeonato de Matemática, no workshop de t-shirts anti-bullying, numa caminhada em Haukankierros e na visita ao Centro de Ciência Heureka, em Tikkurila.

Como não podia deixar de ser, os jovens olhanenses estiveram ainda na cidade de Helsínquia, capital do país nórdico, onde tiveram oportunidade de fazer uma visita guiada.

Fonte da comitiva referiu, em nota de imprensa, que esta viagem marcou «uma semana recheada de novas aprendizagens, novas amizades e novas experiências. Emocionados, os alunos portugueses despediram-se dos colegas finlandeses, italianos, espanhóis e polacos com um até já», uma vez que a próxima actividade será já em setembro, na cidade de Olhão.