Olhão celebra Festas da Cidade com palco móvel para 50 músicos

  • Print Icon

Iniciativa promete «chegar ao maior número de zonas possível».

O município de Olhão, ao longo de cinco dias, entre 12 e 16 de junho, das 18h30 às 22h30, vai levar 50 músicos locais a percorrer as cinco freguesias do concelho, no âmbito das comemorações do 16 de junho – Dia de Olhão.

Os concertos decorrerão no formado roadshow, estreado pela autarquia em final de maio, aquando do encerramento do Mostra-te.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, «com este evento pretendemos levar uma mensagem positiva, de ânimo e esperança, a todos os olhanenses, em segurança e junto de quem mais amam, através da música e do talento dos artistas da nossa terra. Esta é, também, uma forma de promover esses profissionais, a cultura e estimular o regresso à dinâmica cultural, em associação com a reanimação da hotelaria e restauração, através de formas criativas e adaptadas a esta nova realidade».

Às Festas da Cidade de Olhão 2020 junta-se, como é hábito, o Olhão ao Vivo, que anualmente, e através da Casa da Juventude do município, promove os músicos e as bandas locais.

Este ano não será excepção, e a autarquia, juntamente com a empresa municipal Fesnima, voltam a juntar sinergias para agora, no formato original de roadshow, levarem a todo concelho a dinâmica cultural e artística dos novos músicos.

Tal como na experiência de roadshow que encerrou o mês de maio, o programa não irá especificar as ruas de passagem, a fim de evitar aglomerados, sendo revelada apenas, e com algumas horas de antecedência, a zona de abrangência de cada dia.

No que diz respeito ao cartaz musical, no dia 12, sexta feira, o evento conta com os fadistas, Inês Graça, Sara Gonçalves, Libânia, Estrela Maria, Mário Saraiva, Luís Moreno, Pedro Viola, Teresa Viola, acompanhados à guitarra.

Dia 13, sábado, atuam M90, Susana Neves, Denzel e Ricky B. Já no dia 14, domingo, sobem ao palco do roadshow Gerações, Cristiano Martins, Luís Francês e 33 LM.

A segunda feira, dia 15, dá lugar às atuações de Contra-Corrente, Fernando Leal, Mariana Barnabé, Eduardo Patarata e Bruno Henriques.

Finalmente, terça feira, dia 16 de junho, Dia da Cidade, o evento encerra com Luís Guilherme e Irís. A todos estes artistas, juntam-se outros convidados, num total de 50 músicos.

Se, na primeira experiência, «e porque assim se justificava, o roadshow percorreu apenas, e num dia, as entidades vocacionadas para a juventude envolvidas no Mostra-te, desta vez, fica a garantia de que, dentro das limitações associadas ao volume e peso do palco móvel, os espetáculos irão chegar ao maior número de zonas possível, de Moncarapacho a Quelfes, passando por Pechão, Olhão e Fuseta», afiança o município.