Mercado de Trocas em Albufeira dará nova vida a roupas usadas

  • Print Icon

Organização está nas mãos de uma jovem do concelho.

A cidade de Albufeira acolhe no próximo sábado, dia 26 de setembro, entre as 15h00 e as 19h00, um Mercado de Trocas. A atividade terá continuidade, estando prevista a sua realização no 4º sábado de cada mês.

O Mercado realiza-se no Veggie Café, localizado em frente à Biblioteca Municipal de Albufeira, e surge após a iniciativa da GreenVibe, que tem organizado um Mercado de Trocas em Loulé, e que incentivou nas redes sociais à organização destes eventos nos outros concelhos algarvios.

Cada pessoa pode trazer até 10 peças (roupa de adulto, sapatos, malas, cintos, lenços ou cachecóis), que estejam em bom estado e limpas. Depois, poderá escolher peças que goste ou precise, em número semelhante ao de peças que trouxe.

Ana Claudia Coelho, jovem de Albufeira, decidiu meter mãos à obra para trazer o Mercado para o seu concelho, com o apoio da GreenVibe e do Veggie Café, espaço que, segundo a organizadora, «aceitou sem hesitar acolher este evento no seu estabelecimento». O evento contará ainda com a ajuda de alguns voluntários.

Ana Coelho afirma que o objetivo deste momento passa por «diminuir o consumo de fast-fashion, ao promover um consumo mais sustentável e responsável com o uso de peças em segunda mão». É que, segundo a jovem, «a industria da moda é uma das mais poluentes do planeta: desde a plantação do algodão, produção de tecidos sintéticos, coloração e transporte».

Podem ser consultadas mais informações sobre este Mercado de Trocas no Facebook do evento, aqui.