Marinha procura marinheiro desaparecido ao largo da costa do Algarve

  • Print Icon

Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) encontra-se a coordenar uma operação de buscas no mar por um cidadão da República Checa, de 54 anos de idade, tripulante de um navio mercante de bandeira de Hong Kong, que se encontra a navegar a cerca de 40 milhas a sul da costa algarvia.

​​O alerta foi recebido no MRCC Lisboa pelas 11h20m, através da rede de comunicações do sistema mundial de socorro e segurança marítima (GMDSS), reportando que um navio porta-contentores, com destino a Sines, teria identificado a falta de um elemento da sua tripulação.

Tendo em conta o período que decorreu entre a hora a que o indivíduo foi visto, pela última vez, a bordo e a hora a que foi detetada a sua ausência, foi definida uma área de busca para atribuição de meios de busca e salvamento, tanto de superfície como aéreos.

As operações de busca decorrem com o empenhamento de meios da Marinha Portuguesa, nomeadamente o NRP Escorpião e o NRP João Roby, bem como a aeronave da Força Aérea Portuguesa P 3-C CUP+, da esquadra 601 – Lobos.