• Print Icon

O concelho de Albufeira tem novos serviços de limpeza urbana e recolha de resíduos, que estão a cargo da Luságua, empresa do grupo Aquapor, e que vai introduzir várias novidades na prestação do serviço.

Depois de uma fase de testes, a operação decorre já de forma estabilizada envolvendo cerca de 130 operacionais e 40 equipamentos de pequeno, médio e grande porte. Esta situação será reforçada em breve tendo em conta o processo de contratação de mais 18 colaboradores que está a decorrer. A Luságua avançou também com a aquisição de novas viaturas e equipamentos.

A Luságua vai introduzir técnicas de Informação Geográfica e Planeamento inovadoras, permitindo a otimização de rotas. Outra das novidades é a introdução de um Técnico de Fiscalização do Serviço que será um elemento essencial para a resolução de eventuais problemas e na sugestão da melhoria do serviço.

O contrato estipula serviços como a recolha e transporte de resíduos, limpeza urbana, lavagem, desinfeção e manutenção de equipamentos onde são depositados os resíduos, recolha e transporte de contentores, recolha de animais e vigilância de ecocentros. Estima-se que sejam recolhidas diariamente mais de 150 toneladas de resíduos, prevendo-se no mês de agosto chegar às 220 toneladas/dia.

A Luságua foi a 1ª classificada no concurso público internacional lançado pela Câmara Municipal de Albufeira, pelo grau de inovação e sustentabilidade que apresentou na proposta, e que vai conferir na prestação de serviços.