LST – Lisbon String Trio dão concerto na República 14 de Olhão

  • Print Icon

Trio é composto por Carlos Barretto, Bernardo Couto e José Peixoto.

A República 14, em Olhão, recebe no próximo sábado, 29 de agosto, um concerto dos LST – Lisbon String Trio, no espaço ao ar livre da Associação, a partir das 21h30.

Na apresentação da banda pode ler-se que «numa terra de dialetos de sangue, é na pureza de uma raça impura que se geram novas formas de expressão para sentimentos intemporais. É nesta paisagem mestiça que aparece a música deste trio. Composto por Carlos Barretto no contrabaixo, Bernardo Couto na guitarra portuguesa e José Peixoto na guitarra clássica, irão apresentar um repertório que passa pelos seus três CD’s editados, com destaque para o mais recente Aqui e Ali».

Estes três instrumentistas «são referências nos seus instrumentos e na música portuguesa. Carlos Barretto é uma referência no panorama jazzístico português como contrabaixista e compositor. Tocou por toda a Europa, China, África e América do Sul tendo gravado 10 álbuns como líder e mais de 50 como sideman.

Bernardo Couto, o mais novo dos três, começou a aprender a tocar guitarra portuguesa aos 14 anos com o guitarrista Carlos Gonçalves. Inicialmente ligado ao fado, é um músico aberto que se movimenta igualmente noutros contextos, como o deste trio. Acompanhou artistas como António Zambujo e Cristina Branco.

Já José Peixoto, o mentor inicial deste projeto, além de um guitarrista exímio com um estilo muito próprio, que mistura o clássico com a influência mediterrânica, é um compositor, arranjador e produtor que tem desenvolvido intensa atividade quer em projectos de outros autores quer em grupos, como José Mário Branco, Maria João, Janita Salomé, Carlos Zíngaro, María Berasarte, entre outros.

Fez parte do grupo Madredeus durante mais de 13 anos e tem 18 CD’s gravados em nome próprio.