Loulé propõe novo curso para manter vivo o ofício da empreita

  • Print Icon

Há condições especiais de pagamento para pessoas que se encontrem comprovadamente em situação de desemprego.

A Câmara Municipal de Loulé, através do projeto Loulé Criativo, propõe a realização de um Curso de Empreita, que decorrerá entre 10 de outubro e 14 de novembro.

O curso, com uma duração de 42 horas, constituído por seis módulos, tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam dominar a matéria-prima, os processos a ela associados, bem como executar diversas peças em empreita, recorrendo a várias técnicas.

Os módulos serão ministrados pelas artesãs que integram o coletivo da Casa da Empreita, em sessões com sete horas de duração, tendo a formação lugar aos sábados, (das 9h30 às 17h30, com uma hora de almoço), no Palácio Gama Lobo, em Loulé, sede do projeto Loulé Criativo.

O curso destina-se a maiores de 18 anos com interesse em aprender e desenvolver a técnica da empreita, sendo fator de valorização na seleção de participantes o interesse em dar continuidade à atividade, bem como a disponibilidade para integrar a escala de serviço da Casa da Empreita.

O curso terá um número mínimo de seis e um número máximo de oito participantes. É parcialmente financiado pela autarquia, tendo um custo de participação de 50 euros (condições especiais para pessoas que se encontrem comprovadamente em situação de desemprego) + 50 euros de caução, que será restituída no final do curso, caso o formando conclua com aproveitamento a formação e integre o coletivo da Casa da Empreita por um período mínimo de três meses, assegurando turnos no funcionamento do espaço.

Os interessados deverão inscrever-se através de e-mail ou do telefone 289400829, até ao dia 1 de outubro.