Lagos lança concurso para limpeza e manutenção das zonas balneares

  • Print Icon

Objetivo passa «por manter os padrões de qualidade ambiental» das praias de Lagos.

A Câmara Municipal de Lagos decidiu, na sua última reunião, abrir o concurso público para a aquisição de serviços de limpeza e manutenção de zonas balneares.

Este é um investimento e esforço que não são novos, «conforme comprova a conquista de vários galardões atribuídos às praias de Lagos, que somam seis bandeiras azuis, quatro bandeiras Praias Acessível, quatro bandeiras Qualidade de Ouro e toda a zona de costa considerada como Quality Coast».

O concurso que irá ser aberto prevê a aquisição de serviços por um período de dois anos, estando a autarquia lacobrigense disposta a aplicar nesta atividade uma verba até 325 mil euros.

A empresa com a qual vier a ser celebrado contrato terá de garantir a manutenção das doze zonas balneares situadas ao longo da costa, incluindo a limpeza do areal, dos acessos, das zonas de estacionamento e áreas envolventes.

Atendendo a que as boas condições climatéricas da região proporcionam um uso das praias mesmo fora do período oficial de época balnear, o município acautelou que a limpeza será feita ao longo de todo o ano, estando prevista uma maior atenção em época alta (1 de maio a 31 de outubro), com a obrigatoriedade da mesma ser feita diariamente.

Já em abril, altura em que o novo contrato se iniciará, deverão ser realizadas inspeções e intervenções de limpeza especial, visando a preparação da época balnear.

O município espera, assim, «conseguir manter e, nalguns aspetos, ainda melhorar o desempenho em matéria de limpeza, para minimizar o impacto ambiental da grande afluência de turistas que a Lagos acorrem para desfrutar deste que é o principal atrativo e produto turístico do concelho e da região».