Instituto Piaget de Silves homenageado pela Câmara Municipal

  • Print Icon

Será atribuída a Homenagem de Mérito Cívico.

O Instituto Piaget de Silves, na pessoa do seu diretor-geral, Nelson Sousa, é hoje, quinta-feira, dia 3 de setembro, homenageado pela Câmara Municipal, numa distinção que tem por base o contributo da instituição de ensino, e de toda a sua equipa, no combate à pandemia COVID-19 e ao trabalho desenvolvido, desde o início de março, junto da comunidade, para a mitigação dos efeitos do vírus.

A atribuição da Homenagem de Mérito Cívico será feita no decurso da sessão solene comemorativa do Dia do Município de Silves, que decorre a partir das 19 horas, no Castelo da cidade. Na cerimónia serão igualmente distinguidas várias individualidades do concelho que se destacaram ao longo do ano pelo contributo para com a comunidade.

Na nota enviada pela autarquia ao diretor-geral do Instituto Piaget de Silves, é destacado o desejo do município em homenagear «toda a sua equipa de trabalho, que constituam exemplos de dedicação às causas públicas, revelem grande espírito de sacrifício, valor, coragem e abnegação em prol da comunidade».

Com a emergência do atual surto pandémico, o campus do Instituto Piaget em Silves foi transformado, em tempo recorde, em zona de apoio à população (ZAP). Com as atividades letivas suspensas, aquele espaço académico foi equipado com 50 camas destinadas a acolher grupos específicos da população que necessitassem de ficar em isolamento, nomeadamente para apoio a lares de idosos, e acolher e apoiar elementos da Proteção Civil e do SNS.

A proximidade do campus académico ao Centro de Saúde de Silves foi um fator importante na sua transformação numa variante de um hospital de campanha. Mas, diferentemente dos hospitais de campanha tradicionais, houve a preocupação de garantir algum conforto adicional, com a autarquia e outras entidades locais a mobilizarem-se para assegurar camas em condições, roupas e algum mobiliário extra, como sofás.

Na altura, muitos estudantes e diplomados das várias licenciaturas (Enfermagem, Fisioterapia e Osteopatia) que são ministradas na Escola Superior de Saúde do Instituto Piaget de Silves ofereceram-se, também, como voluntários para colaborar nas operações de assistência à população.