Imovirtual: Lagoa e Carvoeiro é melhor freguesia para viver no Algarve

  • Print Icon

10 dos 16 municípios do distrito de Faro estão representados neste estudo.

O portal imobiliário Imovirtual divulgou hoje, quinta-feira, 4 de julho, alguns indicadores relevantes sobre a qualidade de vida dos residentes nas 62 freguesias do distrito de Faro.

Com um total de 604 respostas, o estudo considera como válidas todas as freguesias que obtiveram pelo menos 10 respostas: Olhão; Quelfes; Alvor; Estômbar e Parchal; Albufeira e Olhos de Água; Conceição e Estoi; Lagos (S. Sebastião e Santa Maria); Faro (Sé e S. Pedro); Quarteira; S. Clemente; Silves; Portimão; S. Sebastião; Tavira (Sta Maria e Santiago); Vila Real de Santo António; Montenegro; e Lagoa e Carvoeiro.

Na base destas conclusões agora divulgadas está um questionário online lançado, entre abril e setembro de 2018, aos residentes no território nacional.

Pretendeu-se aferir, de forma objetiva, qual a perspetiva da população em relação à qualidade de vida nas diferentes freguesias do país.

Neste questionário de análise quantitativa foram obtidas um total de 15 mil respostas, sendo que a classificação possível em cada questão era de 1 a 5.

Os utilizadores avaliaram características como custo de vida, estacionamento, espaços de saúde, lazer, acessos, segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transporte, lojas e restaurantes e estabelecimentos de ensino.

Para além das conclusões já apresentadas, é também importante destacar na freguesia com melhor avaliação média global, Lagoa e Carvoeiro, as características mais valorizadas foram Qualidade do Ar (4,38), Segurança (4,07), Limpeza (4,00) e Acessos (4,00). Por outro lado, os Espaços de Saúde (2,85) e Custo de Vida (3,00) são as características menos apreciadas nesta freguesia.

Questionário online lançado aos residentes no distrito de Faro concluiu, igualmente, que Montenegro e Vila Real de Santo António / Santa Maria e Santiago / S. Sebastião fecham o TOP3 das freguesias melhor classificadas na região.