Festival da Batata-doce de Aljezur está a chegar com mais de 100 expositores

  • Print Icon

Um dos maiores festivais gastronómicos de outono do sul do país arranca sexta-feira, 29 de novembro, em Aljezur, num evento «que desperta os sentidos».

Começa no fim de semana de 29 de novembro a 1 de dezembro em Aljezur mais uma edição do Festival da Batata-doce de Aljezur.

A variedade de oferta gastronómica passará por restaurantes, tasquinhas, street food e uma zona petisqueira na tenda exterior que abordará a batata-doce de Aljezur de forma mais «descomprometida e leve».

Haverá mais de uma centena de expositores que trarão a cor, o artesanato e os produtos da região para deleite «dos milhares de visitantes que são esperados neste evento em Aljezur».

Para eles estará também reservada a melhor batata-doce do País, possuidora do selo de Identificação Geográfica Protegida (IGP), garantida pela Associação de produtores de Batata-doce de Aljezur que irá ainda disponibilizar a batata assada em forno de lenha e a batata-doce frita.

A tentação do doce mantém uma presença forte e em cada esquina do festival será fácil «ser tentado por uma pastelaria variada de base da batata-doce de Aljezur, por um chocolate com batata-doce, um licor, uma compota, uma aguardente, um gelado, uma bebida quente ou até, quiçá, umas refrescantes e saborosas cervejas».

Também haverá animação constante dirigida a pequenos e graúdos, salientando-se a confeção, ao vivo, de receitas variadas, elaboradas por conceituados chefes, concursos gastronómicos e muita música.

«A aposta e afirmação deste produto de qualidade» têm sido uma das preocupações da Associação de produtores, que ao longo dos últimos anos «tem norteado a ação da mesma e do próprio município. É também este o momento da celebração da melhor batata-doce do mundo, produto de características únicas, a variedade Lira. Também por isso, este certame revela-se da maior importância para o concelho e já se impôs como um grande festival gastronómico a nível nacional, muito visitado por todos os que procuram os diferentes sabores desta região», informa a autarquia

O Festival da Batata-doce de Aljezur pode ser visitado na sexta-feira e no sábado, das 12h00h às 24h00 e no domingo, das 12h00 às 22h00. A entrada e o estacionamento são gratuitos.