Janelas e varandas de Faro servem de palco a artistas da região

  • Print Icon

A baixa de Faro irá receber um evento intitulado «Menina estás à Janela», no dia sábado, 18 de maio, às 11h30, com início à porta da Sardinha de Papel (Rua Conselheiro Bívar, 81-83).

De caráter «inovador» e organizado no âmbito do Curso Técnico de Organização de Eventos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Alunas do 2º ano), a iniciativa consiste num percurso pedonal no qual as janelas e varandas de diversos edifícios de reconhecido valor arquitetónico e histórico servirão de palco para alguns artistas da região.

Ao longo deste caminho artístico, o público terá a oportunidade de assistir a espetáculos que vão desde o fado à poesia e ao teatro. A fadista Cátia Alhandra, o guitarrista José Alegre, o poeta Rogério Cão e o ensemble de trompetes do Conservatório Regional Maria Campina, serão alguns dos artistas a marcar presença nesta iniciativa cultural que irá percorrer oito janelas e varandas emblemáticas da baixa farense.

Através de diversas parcerias com entidades públicas, privadas e associativas da cidade, o evento estabelece uma dinâmica participativa entre todos e a comunidade, com o objetivo «de reforçar a identidade artística, cultural e patrimonial da cidade e da região, e oferecer a todos os interessados um espetáculo marcado pelo dinamismo e pela diversidade, não só de expressões artísticas como de cenários».

Utilizar estas janelas e varandas de edifício históricos tem ainda como objetivo «sensibilizar a sociedade em geral para a necessidade de reforçar a requalificação urbana da Baixa de Faro, enquanto forma de construir uma cidade mais apelativa para residentes e visitantes».

A entrada na ação é gratuita mas sujeita a inscrição através do e-mail [email protected], e à lotação máxima de 50 espectadores.