Eurocidade do Guadiana uniformiza acesso a serviços com novo cartão

  • Print Icon

Documento permitirá acesso a serviços públicos nos dois lados do Guadiana.

A Eurocidade do Guadiana, por meio do projeto EuroGuadiana 2020, está a trabalhar para melhorar a governança e a coordenação entre os três municípios que a compõem (Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António). Desta cooperação transfronteiriça irá nascer uma gestão coordenada para melhorar os serviços aos cidadãos dos três municípios e oferecê-los através de um cartão electrónico.

A oferta de recursos públicos e privados está a ser mapeada e organizada em guias de serviços que incluem todo o território da Eurocidade: instalações desportivas, bibliotecas, centros de saúde, centros comerciais e de lazer, transportes, entre outras.

O cartão visa facilitar o acesso a esses serviços e apoiar eventos culturais como poderia ser uma rota além-fronteiras. Na versão anterior, o cartão do Eurocidadão era físico e com ele foram aplicados descontos em estabelecimentos comerciais e de lazer e também na grande parte da oferta de saúde existente nos três municípios.

A versão atualizada do cartão será digital e será associada a uma aplicação móvel (app), que também poderá oferecer alguns dos serviços a pessoas não residentes ou em trânsito.

Entre as propostas da Eurocidade do Guadiana está a que estes cartões possam facilitar a mobilidade transfronteiriça em caso de clausura ou fecho da fronteira, devido ao COVID-19 ou a outras eventualidades que possam ocorrer no futuro.