Eurocidade do Guadiana louva cooperação ibérica de bombeiros

  • Print Icon

Eurocidade do Guadiana orgulha-se da colaboração entre os bombeiros de Portugal e Espanha para a extinção de um fogo em Ayamonte.

Um fogo no município de Ayamonte, perto da área residencial da Costa Esuri, que ocorreu esta segunda-feira, 3 de agosto, foi rapidamente dominado graças à ação dos bombeiros florestais com o apoio das forças de segurança e proteção civil portuguesas, os Bombeiros de Vila Real de Santo António (VRSA) e a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Nas palavras de Nuno Pereira, Comandante dos Bombeiros de VRSA, «vemos este tipo de colaborações com bons olhos. Além de ser uma área de fronteira, pertencemos à Eurocidade do Guadiana e confiamos que, através desta entidade, possamos desenvolver protocolos mais amplos para ajuda mútua e fortalecer os laços no campo da assistência e proteção civil».

Por sua vez, Natalia Santos, Alcaldesa de Ayamonte e Presidente da Eurocidade do Guadiana, agradeceu aos bombeiros vilarealenses pela sua pronta ação.

«Mais uma vez agradecemos a disposição de todos os efetivos que vieram de Vila Real de Santo António. Os três municípios estão cada vez mais unidos e isso, felizmente, manifesta-se em todas as áreas da nossa governança».

A extinção do fogo foi coordenada pelo Dispositivo para Prevenção e Extinção de Incêndios Florestais na Andaluzia (PLAN INFOCA) e contou com a presença e apoio do Ayuntamiento de Ayamonte por meio dos vice-Presidentes Javier López e Antonio Cazorla.

Os bombeiros portugueses participaram disponibilizando recursos terrestres e aéreos e agiram dentro do acordo internacional sobre incêndios florestais existente entre os dois países, que permite a intervenção em caso de incêndios em áreas próximas à fronteira.