Entrada de Quarteira requalificada com foco nas alterações climáticas

  • Print Icon

Obras incidem na chamada «rotunda da BP».

A principal entrada na cidade de Quarteira vai ganhar nova imagem, numa obra com arranque previsto para a próxima semana e que representa um investimento de 228552,24 euros, valor acrescido de IVA, tendo um prazo de execução de 150 dias.

O investimento permitirá requalificar a chamada rotunda da BP, onde irá ser instalada uma composição que pretende realçar a onda e o mar, como elemento identificador de Quarteira.

A obra contempla a área confinante com o cemitério, a requalificação do separador central de acesso a Vilamoura, preservação e plantação de vegetação em diversos pontos da avenida, bem como a implementação de sistemas de rega inteligente com detetores de humidade, a par da instalação de mobiliário urbano e de novas sinaléticas rodoviárias. Também se irá proceder à substituição de algumas árvores, visto não se encontrarem em perfeitas condições.

Segundo adianta Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, «trata-se de mais um passo no combate às alterações climáticas que pretendemos intensificar cada vez mais, de forma a participarmos eficazmente na defesa do ambiente, nomeadamente na redução da pegada ecológica».

Para o autarca, o referido investimento «permitirá valorizar a imagem da cidade e, consequentemente, potenciar a escolha de Quarteira como destino de férias e local para viver e trabalhar».

Telmo Pinto conclui, admitindo que «a concretização desta obra tem um significado extremamente relevante para nós». É que é «a primeira vez que a Junta de Freguesia de Quarteira, lança um concurso público desta dimensão», sublinha o autarca, referindo-se ao valor contemplado no contrato interadministrativo estabelecido com a Câmara Municipal de Loulé.