COVID-19: Monchique garante «Idoso Seguro» e cabazes para crianças

  • Print Icon

Programa «Idoso Seguro» e cabazes para as crianças de famílias carenciadas.

O município de Monchique, no âmbito da situação pandémica atualmente registada, tem vindo a desenvolver e a implementar um conjunto de medidas de apoio social orientadas para a população, com o cuidado de serem ajustadas às necessidades identificadas.

A operacionalização de um serviço de entrega de medicamentos e de bens alimentares, em estreita articulação com as farmácias e supermercados de referência para a população, agora em casa, «permite assegurar, em segurança, as necessidades básicas da comunidade. Também a alimentação dos animais não foi descurada, já que estão operacionalizadas todas as entregas», explica a Câmara Municipal.

O programa «Idoso Seguro» surge nessa perspectiva. A partir de uma colaboração entre o município monchiquense e a Guarda Nacional Republicana, que identifica idosos residentes no concelho sem retaguarda familiar e isolados geograficamente, permite efetuar entregas de cabazes alimentares. Esse momento surge também como uma oportunidade para sensibilizar e alertar os munícipes para a importância do isolamento social e das boas práticas para evitar o contágio por COVID-19.

Há ainda um apoio para os mais pequenos. As crianças referenciadas pelo Agrupamento de Escolas de Monchique, como pertencentes a famílias economicamente carenciadas, estão a beneficiar de um cabaz semanal de bens alimentares, que são um suporte também para todo o agregado familiar.

Para além dos cabazes supra referidos, têm sido entregues outros, a famílias em situação de grave carência económica, devidamente referenciados pelas Juntas de Freguesia do concelho, Serviço Local de Ação Social e Unidade de Cuidados Continuados – UCC Mons Cicus.

De referir, ainda, o trabalho de proximidade com todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social para referenciar e ajudar também os Trabalhadores e os Utentes das valências de Lares, Apoio Domiciliário e Centro de Dia.

A Câmara Municipal de Monchique «vai continuar a trabalhar tendo presente a qualidade de vida de todos».