Cooperativa Agrícola de Rega da Corte Pequena aposta na energia solar

  • Print Icon

A Cooperativa Agrícola de Rega da Corte Pequena – Coopequena, situada no interior do concelho de Castro Marim, contratou a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico para fornecer eletricidade à bombagem de água da sua barragem até ao depósito de rega partilhado pelos seus 40 cooperantes.

Localizada na bacia hidrográfica do Rio Guadiana, a barragem da corte Pequena foi construída em 1990 e permitiu fixar a população porque favoreceu a continuidade e melhoramento do cultivo agrícola da localidade. O sistema solar fotovoltaico está projetado para garantir o fornecimento de água às explorações agrícolas que ocupam aproximadamente 50 hectares.

Dado que estas instalações têm um tempo de vida útil que pode alcançar os 30 anos, o sistema solar garante o fornecimento de água de rega de forma sustentável aos habitantes de Corte Pequena no presente e para as suas gerações futuras.

A empresa algarvia DC-PV fez a instalação do sistema com 52 painéis solares no solo que perfazem a potência de 14.3kWp. As obras foram concluídas em dezembro de 2018.