Cantinho d’Ana Amanhecer abre na Praia da Rocha e soma 10 lojas

  • Print Icon

Mesmo em contraciclo e num cenário económico incerto, o casal de empresários Renato Leiria e Ana Santos acaba de inaugurar o décimo supermercado de proximidade Cantinho d’Ana Amanhecer na Praia da Rocha.

Em 2011, a marca Amanhecer (que hoje conta com um sortido de mais 900 produtos) do Recheio Cash & Carry, renasceu como modelo de negócio que propõe um acordo de parceria comercial com os proprietários de pequenas e médias mercearias independentes.

A proposta passa pela criação ou reconversão de lojas de comércio tradicional em que o proprietário tem total autonomia sobre o seu negócio, ao mesmo tempo que usufrui de vantagens, sendo a principal, o know-how assegurado por um projeto lançado pelo Recheio, companhia com mais de 45 anos de história, que pertence ao Grupo Jerónimo Martins.

Foi isso que o casal Renato Leiria e Ana Santos fizeram há cerca de sete anos. Tudo começou com um pequeno supermercado na Ladeira do Vau, nos arredores de Portimão.

Renato Leiria resume o caminho percorrido: «começámos em 2013, na estreia do Amanhecer, com uma mercearia de bairro, que ainda hoje é a nossa loja-mãe. A dada altura fomos convidados para integrar este projeto. Sem olhar para trás, entrámos. E foi muito bom para nós. Recebemos formação da parte de vendas, da logística, da comunicação. Ajudou-nos a ser melhores empresários».

«Deu-nos uma nova perspetiva sobre maneiras de trabalhar. Se tivéssemos feito tudo por nossa autoria, se calhar não teríamos chegado tão depressa» aquilo que hoje é uma PME que inclui 10 lojas Cantino D’Ana Amanhecer: sete em Portimão, uma em São Bartolomeu de Messines (Silves), uma no Parchal (Lagoa) e outra em São Teotónio (Odemira), empregando cerca de 30 trabalhadores.

A décima e mais recente, no edifício Cruzeiro, na Praia da Rocha, inaugurou na sexta-feira, dia 26 de junho.

«As nossas lojas, contando com esta também, estão direcionadas para o nosso vizinho, para o cliente próximo, que vem às compras todos os dias. Nós somos a sua dispensa. Há pessoas que nos visitam várias vezes ao longo do dia, e isso começa logo pelo pão fresco de manhã para o pequeno-almoço. Temos talhos em três lojas. Aqui, este local já estava na nossa posse desde o final da época passada. A abertura estava programada para a Páscoa, mas derivado à situação pandémica, tivemos de adiar», explica o empresário.

Renato Leiria e Ana Santos. A traineira de Portimão é o símbolo das lojas.

«O cliente que aqui vamos servir são as pessoas que estão cá de férias, e que estão habituadas a estas lojas nas suas cidades de origem. E também vivem cá várias pessoas o ano todo», pelo que a sazonalidade não será um problema.

Questionado sobre qual o segredo do sucesso e que conselho daria a novos empresários, Renato Leiria é bastante claro.

«Temos de agradecer todo este crescimento também ao nosso pessoal, há quem nos acompanhe quase desde o início da empresa. A nossa política é manter os colaboradores. Não queremos que se vão embora, porque isto só funciona em equipa. Tem que haver solidez e bom ambiente nas relações de trabalho», sublinha.

Última palavra sobre o projeto Amanhecer. «Diariamente dão-nos dicas, sempre para melhorar. Este projeto começa com pessoas que vieram do Pingo Doce. Se nos dão dicas, nós só temos de as tentar absorver e implementar da melhor maneira», admite Renato Leiria.

Ana e Renato consideram que fazem uma boa equipa juntos. «Cada um de nós toma conta de um aspeto diferente. A parte informática é com a Ana. Eu dedico-me às compras e à parte operacional», descreve. Além da cadeia, «temos uma estrutura logística e um armazém central» e no futuro, o casal considera a hipótese de abrir mais uma loja no concelho» de Portimão.

Outra aposta é uma página na rede social Facebook, «para os clientes irem acompanhando os nossos preços e promoções».

Até a decoração tem segredos

A rede Amanhecer, além de prestar formação e aconselhamento técnico, oferece condições de compra exclusivas ou decoração do ponto de venda. A lojas passam, assim, a contar com uma gestão mais organizada e profissional na racionalização de sortido, logística, controlo de qualidade, gestão de marcas e outros processos. Hoje existem mais de 350 lojas Amanhecer distribuídas por todos os distritos e regiões autónomas, sendo que cerca de 30 são no Algarve.